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O dever
da mídia
Participei, no início da semana, de um seminário sobre "media accountability
systems" (MAS) -que vêm a
ser sistemas de responsabilização da mídia. São iniciativas que os jornalistas, as empresas jornalísticas e a sociedade -e não os governos-
foram criando ao longo do
século 20 e continuam a criar
para garantir a responsabilidade da imprensa de prestar
contas à sociedade.
Um MAS, define Claude-Jean Bertrand na edição brasileira de seu livro "O Arsenal da Democracia" (Edusc),
"é qualquer meio de incitar a
mídia a cumprir adequadamente seu papel": ele indica
"claramente ao público que
os jornalistas têm princípios
e regras, que eles se preocupam em descobrir as necessidades e desejos de seus leitores/ouvintes/espectadores e, enfim, que eles estão
prontos a prestar contas, a
reconhecer suas faltas".
Os estatutos criados pela
TV Globo, "O Globo" e Radiobrás para as eleições podem ser vistos, como definiu
Bertrand, como "armas pacíficas" capazes "de garantir ao
mesmo tempo a liberdade e a
excelência dos meios de comunicação". Os códigos de
ética, os manuais de Redação, a função de ombudsman, os conselhos de leitores, a publicação regular de
correções e de autocríticas
são outras armas, entre mais
de 60, deste arsenal.
O problema no Brasil é que
poucos meios adotam esses
sistemas de transparência,
correção, integração (com os
leitores, os ouvintes e os espectadores) e prestação pública de contas. A maioria
ainda não assimilou que são
empresas privadas, mas
prestam um serviço público.
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Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
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