São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

Texto Anterior | Índice

O dever da mídia

Participei, no início da semana, de um seminário sobre "media accountability systems" (MAS) -que vêm a ser sistemas de responsabilização da mídia. São iniciativas que os jornalistas, as empresas jornalísticas e a sociedade -e não os governos- foram criando ao longo do século 20 e continuam a criar para garantir a responsabilidade da imprensa de prestar contas à sociedade.
Um MAS, define Claude-Jean Bertrand na edição brasileira de seu livro "O Arsenal da Democracia" (Edusc), "é qualquer meio de incitar a mídia a cumprir adequadamente seu papel": ele indica "claramente ao público que os jornalistas têm princípios e regras, que eles se preocupam em descobrir as necessidades e desejos de seus leitores/ouvintes/espectadores e, enfim, que eles estão prontos a prestar contas, a reconhecer suas faltas".
Os estatutos criados pela TV Globo, "O Globo" e Radiobrás para as eleições podem ser vistos, como definiu Bertrand, como "armas pacíficas" capazes "de garantir ao mesmo tempo a liberdade e a excelência dos meios de comunicação". Os códigos de ética, os manuais de Redação, a função de ombudsman, os conselhos de leitores, a publicação regular de correções e de autocríticas são outras armas, entre mais de 60, deste arsenal.
O problema no Brasil é que poucos meios adotam esses sistemas de transparência, correção, integração (com os leitores, os ouvintes e os espectadores) e prestação pública de contas. A maioria ainda não assimilou que são empresas privadas, mas prestam um serviço público.


Texto Anterior: Promessas e promessas
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.