São Paulo, domingo, 07 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOBRE CUBA, OEA E CUMPRIMENTO DA CARTA DE 2001

A Folha foi bem na cobertura da importante assembleia geral da Organização dos Estados Americanos que cancelou a suspensão que havia sido imposta a Cuba 47 anos atrás.
Com uma enviada especial a Honduras, não se precipitou quando a reunião parecia ter chegado a um impasse na madrugada de quarta-feira e por isso seus leitores foram corretamente informados de que o assunto ainda estava em pauta até, na quinta, receberem um relato completo e preciso sobre o consenso final a que se chegou.
No entanto, em minha avaliação, o jornal não deu o devido destaque às implicações para o caso da Carta Democrática, adotada em 2001, que impõe cláusulas específicas em relação ao regime político de seus integrantes, que devem ser respeitadas por todos.
Será em torno da observação ou não por parte de Cuba desses preceitos que se negociará sua efetiva reintegração à entidade. A Folha poderia ter antecipado esse debate nesta semana. Mas ainda pode fazê-lo nas próximas, dando espaço a estudiosos, especialistas, autoridades com opiniões conflitantes sobre o tema para o leitor formar seu juízo de valor.



Texto Anterior: Todo mundo já sabia
Próximo Texto: Onde a Folha foi bem...
Índice


Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.