São Paulo, domingo, 07 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O Seu Creysson são os outros

A Folha estampou no alto da Primeira Página da quarta-feira um documento com carimbo do Congresso Nacional no qual se lia "Congreço", com "ç". Milhares de papéis do Senado e da Câmara foram carimbados assim.
Sob a mesma reprodução, na página A4, o jornal tascou o título "Seu Creysson", o personagem do Casseta & Planeta que martiriza o idioma.
Concordo que era o caso de noticiar, mas não o de tripudiar. Ainda mais com tanto destaque. O telhado é de vidro.
No domingo, a Revista da Folha escreveu "convalescência" (sic) em vez de "convalescença". O caderno Fovest deseducou na terça ao falar de ombros "tencionados" (sic); queria dizer "tensionados".
Na quinta-feira, Cotidiano afirmou que um elevador foi "concertado" (sic), em vez de "consertado". Na sexta, Esporte perpetrou, às vésperas de jogo: "Há [sic] três dias do clássico". No dia 23 de setembro, Brasil subverteu a letra do Hino Nacional.
Todos esses erros foram apontados por leitores. Talvez eles não pensem que o Seu Creysson viva no planalto central...
Registro: a Folha ignorou o seu "Manual da Redação" ao omitir que o "Congreço" saiu antes, na véspera, no "Correio Braziliense".


Texto Anterior: O valerioduto é mineiro ou tucano?
Próximo Texto: O abandono de bebês e o direito de calar
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.