São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2004

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Números do atendimento

O quadro ao lado "fecha" os dados sobre comunicações feitas ao ombudsman em 2003.
Em relação ao ano anterior, houve uma redução, no total, de 2,5% (7.644 ante 7.845). Dentre os cadernos diários, Brasil (766) foi, mais uma vez, o que mais manifestações recebeu, seguido de Cotidiano (545), Esporte (538), Mundo (348), Ilustrada (303) e Dinheiro (263).
Chama a atenção a "liderança" da Folha Online no "ranking" geral (807). Em 2002, o site estava em sexto lugar.
Da mesma forma, a posição elevada do item "Colunistas" (681), em terceiro lugar na relação geral (a mesma posição do ano anterior).
O estranho pico registrado no mês de agosto reflete, por sua vez, um excepcional número de reclamações relativas a uma única reportagem em Esporte.



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Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


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