São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Acidente editorial

Dois pousos de emergência e a queda de um avião marcaram a sexta-feira 30/8.
A aeronave que caiu, causando a morte de 23 pessoas perto de Rio Branco, no Acre, pertencia à companhia Rico Linhas Aéreas.
As outras duas eram da TAM e pousaram em Birigui e Campinas, em SP.
Como você pode ver na reprodução ao lado, o título principal da reportagem publicada no sábado (31) em Cotidiano, fazendo referência às mortes, mas sem mencionar o nome da empresa aérea, diz respeito ao caso ocorrido no Acre.
A imagem publicada embaixo dele, no entanto, é de um dos Fokker-100 da TAM (o que pousou em Birigui.
Aos olhos do leitor, é imediata a associação entre as mortes registradas no título e a imagem do logotipo da empresa paulista na foto.
Para uma companhia que há anos não tem dado muita sorte em matéria de incidentes, como a TAM, essa confusão visual, esse "acidente editorial", não faz mais do que agravar o quadro, acima do devido. Ela podia e devia ter sido evitada.



Texto Anterior: Bernardo Ajzenberg: Reta final
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.