UOL


São Paulo, domingo, 09 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

Sem nexo

Acontece, às vezes, de o jornal, na tentativa de facilitar a vida do leitor, acabar irritando-o fortemente. Foi o caso da reportagem publicada na sexta no caderno Cotidiano sobre o roubo do Ômega da mulher do ministro da Justiça, em São Paulo.
O texto diz que o evento aconteceu perto da avenida Luís Carlos Berrini, na zona sul. Mais adiante, que o ladrão fugiu com o veículo em direção à avenida dos Bandeirantes.
Corretamente, o jornal achou conveniente editar um mapa ao lado do texto, para ajudar o leitor a visualizar o ocorrido.
O resultado, porém, foi inverso. Nenhuma daquelas duas avenidas é identificada na ilustração. Nesta, o destaque no mapa do conjunto da cidade é para a zona oeste, não a sul. Por fim, o mapa não mostra qual foi a suposta trajetória do carro.
Uma leitora, em e-mail, expôs toda a sua irritação e sugeriu:
"Seria interessante que se tomasse mais atenção nas matérias. Um guia de ruas e bairros seria muito útil para estas ocasiões, vocês não acham?".



Texto Anterior: Mesmice momesca
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.