UOL


São Paulo, domingo, 09 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mesmice momesca

Mais uma vez a cobertura jornalística do Carnaval revela a exaustão de seu próprio modelo.
Esteticamente, a Folha tentou fazer algo leve, com base em fotos grandes e poucos textos.
Os rostos fotografados, porém, foram os de sempre, pautados quase totalmente pelos patrocinadores de camarotes, de celebridades, a reboque da televisão.
Títulos e textos limitaram-se, na maioria, ao registro básico, burocraticamente.
O único que chamou um pouco mais a atenção, além das crônicas de colunistas e certas notas de bastidor, foi o relato, quarta-feira, do "martírio" do Carnaval em Tiradentes (MG) por causa do comportamento de turistas.
Por trás da mesmice, creio, pode haver algo pior: a subestimação, pelo jornal, da importância que o Carnaval tem para parcelas amplas da população e de seus próprios leitores.
Levá-lo devidamente a sério como evento social e culturalmente significativo implicaria preparar a cada ano um modelo de cobertura específico, que mostrasse ao leitor que não basta ele acompanhar o rádio e a TV para saber o que se passa na "folia".
Seria uma forma, também, de compensar jornalisticamente a quantidade de papel investida ao longo desses cinco dias.



Texto Anterior: Rumo à guerra
Próximo Texto: Sem nexo
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.