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Sem explicação
Para desgosto do chamado
"leitor comum", seu espaço na
página 3 é frequentemente ocupado por autoridades que contestam o teor de reportagens do
jornal (ou, em alguns casos, das
manifestações de outras autoridades na mesma seção).
Não bastasse a desigualdade
da disputa, às vezes o leitor é
confrontado com cartas que
deixam no ar um ponto de interrogação.
Na sexta-feira, o "Painel do
Leitor" foi aberto com um protesto do procurador-geral de
Justiça do Estado de São Paulo,
Luiz Antonio Marrey.
Em mensagem bastante incisiva, ele apontava dois erros em
reportagem sobre investigações
em torno de Celso Pitta publicada dois dias antes.
Invocando testemunhas, "inclusive outros jornalistas", disse que jamais qualificou de
"falso", em entrevista da qual a
Folha participou, um determinado documento assinado pelo
prefeito (presente na edição Nacional e na versão on line do
jornal, a informação foi suprimida dos exemplares da Grande São Paulo).
Marrey negou ainda ter dito
que o documento "apresentava
problemas".
É o tipo de carta que exige do
jornal uma de duas providências: a) reconhecimento do erro;
b) apresentação de argumentos
em defesa do que foi publicado.
Nenhuma das duas coisas foi
feita. A Folha está devendo
uma explicação ao leitor.
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Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato
de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade
por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor
-recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário
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