São Paulo, domingo, 09 de setembro de 2001

Próximo Texto | Índice

OMBUDSMAN

Razão e emoção

BERNARDO AJZENBERG

Évelson de Freitas/Folha Imagem


O que você, leitor, vê na fotografia acima?
Se aos seus olhos o jogador argentino está dando um pontapé no brasileiro, você teve a mesma impressão que levou o autor da legenda publicada na capa da Folha de quinta-feira a escrever o seguinte:
"O atacante Rivaldo disputa lance e é atingido por argentino, na partida em que o Brasil foi derrotado em Buenos Aires".
Nesse caso, saiba que ambos estão equivocados.
Captando o momento no qual o argentino acaba de chutar a bola, enquanto seu adversário se protege dando-lhe as costas, a magia da foto está em expressar simbolicamente a violência que, como sempre, marcou o confronto entre as duas seleções de futebol. Simbolicamente, apenas.
Tirada a dezenas de metros do lance, com uma lente poderosa, a imagem pode sugerir, com efeito, que as travas da chuteira atingem o número 10 na camisa. Mas a realidade é outra.
Apesar das aparências, os atletas, na verdade, não estão no mesmo plano. E entre eles pode-se estimar uma distância diagonal de pelo menos um metro.
Levado, talvez, pela emoção da derrota frente aos argentinos, um leitor até poderia se deixar enganar pela ilusão de ótica.
O mesmo, porém, não se deve admitir para a Folha. Com razão ou com emoção, houve, de todo modo, um erro crasso na legenda publicada. Tomou por real algo virtual.

Próximo Texto: Briga com a notícia
Índice
Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.