São Paulo, domingo, 09 de setembro de 2001

Texto Anterior | Índice

A mentira e o avestruz

A comissão do Senado que investiga Jader Barbalho (PMDB-PA) busca há semanas provas para abrir processo contra o senador por quebra de decoro parlamentar.
Apura se ele mentiu, por exemplo, ao negar benefício com desvios do Banpará. Até aqui, nada de excepcional.
O que causa estranheza, porém, é que o motivo procurado -uma mentira dita aos colegas- já está à disposição.
Saiu na Folha (20/7), em reportagem cujo título, na primeira página, era límpido: "Senador mentiu sobre compra de fazenda no PA".
Conforme o texto, Jader faltou com a verdade ao dizer na tribuna, em 14 de abril, que a compra de uma fazenda fora "declarada no Imposto de Renda" -o que, diz o jornal, "não é bem assim".
Mas há outra estranheza a destacar: o fato de a própria Folha, tal como a comissão do Senado, ignorar essa reportagem.
Nos textos recentes sobre o assunto, o jornal, diferentemente do que costuma fazer, tem enfiado a cabeça na areia. Recusa-se a lembrar, ao leitor, que não só houve mentira, como também ela já foi explicitada pelo jornal.
Ao não atualizar a constatação no momento em que os senadores, estranhamente, tampouco a ela recorrem, a Folha alimenta uma dúvida: teria o jornal errado na edição de 20 de julho?

Texto Anterior: Briga com a notícia
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.