São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A MORTE DE UMA OMBUDSMAN

Morreu no dia 2 a jornalista Debora Howell, ombudsman do "Washington Post" entre 2005 e 2008.
Estava com 68 anos. Aos 34, tornara-se uma das primeiras mulheres a assumir o comando da redação de um grande diário americano, o "Minneapolis Star". Foi uma ombudsman exemplar.
"Meu valores são simplesmente estes: o jornalismo deve ser tão exato quanto seres humanos o possam tornar e tão esclarecedor, justo, honesto e transparente quanto possível", escreveu ao assumir o cargo.
Em janeiro de 2006, cometeu um erro honesto, que logo reconheceu publicamente, sobre o caso Abramoff, que envolvia suborno a congressistas americanos. Foi alvo de uma virulenta saraivada de ataques pela internet.
"Nada em 50 anos de carreira me preparara para milhares de e-mails ofensivos e obscenos. (...) É muito desanimador que o discurso político tenha afundado num nível em que xingamento e a mais grosseira linguagem sexual sejam a norma, onde não haja lugar para fatos na argumentação", reagiu.
Uma bolsa de estudos em sua homenagem foi criada no curso de jornalismo da Universidade do Texas.


Texto Anterior: Fatos não respeitam feriados
Próximo Texto: Onde a Folha foi bem...
Índice


Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.