UOL


São Paulo, domingo, 11 de maio de 2003

Texto Anterior | Índice

Pisando na bola

Recebo com certa frequência cartas de torcedores do Santos para quem o jornal dá menos espaço ao time do que o merecido.
Nem sempre concordo com elas, principalmente nos últimos meses, mas a edição de quinta-feira não deixou margem a dúvida: a Folha foi o único dos jornais paulistas a não publicar na capa ou no caderno Esporte uma foto da vitória da equipe contra o Nacional (do Uruguai) na disputa por uma vaga nas quartas-de-final da Taça Libertadores, em especial do goleiro Fábio Costa, que, espetacularmente, em momento memorável, definiu o jogo ao fazer três defesas na cobrança de pênaltis.
O jornal tinha fotógrafo na Vila Belmiro e recebeu as imagens , mas não as publicou.
Segundo relatos que obtive, houve dificuldades logísticas na Redação e limitações impostas pelos prazos da operação industrial (impressão) do jornal -a partida terminou alguns minutos depois da meia-noite.
A reportagem sobre o jogo saiu com destaque na capa do caderno (o título foi "Fábio Costa garante sonho do Santos na Libertadores"), mas sem imagens.
O editor de Esporte, Melchiades Filho, reconhece que, diante das limitações industriais que se antepunham, montou, no caderno, um esquema que privilegiou o horário de fechamento do jornal.
A Primeira Página, por sua vez, incluiu uma chamada apenas com título (sem texto), mantendo a foto de uma manifestação de médicos em Bagdá cuja temperatura jornalística era claramente inferior à da vitória santista.
Lembrar a importância da imagem no jornalismo, ainda mais em esportes, é chover no molhado. Nesse caso, porém, não foi o jornalismo que prevaleceu.



Texto Anterior: Chico e Cuba
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.