São Paulo, domingo, 11 de outubro de 2009

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PARA NÃO DAR PARA NÃO LER JORNAL DIÁRIO

Não está escrito em nenhuma tábua sagrada que os jornais impressos diários vão desaparecer devido à concorrência com os meios eletrônicos. O que a história ensina é que eles vão sobreviver, como o rádio depois da TV e a TV aberta depois da TV paga.
Se cada veículo específico vai manter ou perder circulação e relevância social e política depende das estratégias de mercado e das opções editoriais que tomar.
Em duas manchetes de capa nesta semana (terça e quinta), a Folha mostrou o tipo de material que deveria estar sempre em sua primeira página para o leitor considerá-la imprescindível em sua vida.
Reportagens exclusivas e comprovadas sobre temas de interesse material e direto de quase todas as pessoas que pagam imposto de renda (retenção da restituição e aperto da fiscalização sobre a classe média) atraíram a atenção da sociedade.
É isso o que o jornal impresso diário precisa fazer: apurar e revelar fatos inéditos e importantes, que surpreendam e motivem a leitura do público, não repetir informações que todos sabem há horas sem acrescentar nada de novo.


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Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


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