São Paulo, domingo, 12 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Notícias de São Paulo

Recebi do editor de Brasil, Fernando de Barros e Silva, via Secretaria de Redação, uma contestação em relação ao artigo que publiquei no domingo passado, "O debate necessário". Fiz uma crítica em relação a alguns aspectos que considero importantes da cobertura eleitoral e escrevi: "E devem ser criticados [os meios] pelo que deixaram de fazer. As administrações tucanas no Estado e na cidade de São Paulo, por exemplo, foram mal cobertas. Evidência desse desinteresse, no caso da Folha, é que a informação sobre o déficit financeiro do Estado só apareceu no finalzinho do primeiro turno e por esforço da colunista Mônica Bergamo -fora, portanto, da cobertura rotineira do jornal".
Barros e Silva questionou: "Não só publicamos reportagem sobre o assunto antes, como buscamos dar seqüência ao furo com outro furo: a tentativa de vender ações da Nossa Caixa para cobrir o rombo". Ele tem razão em relação ao déficit, como prova a cópia que me enviou da reportagem que desconsiderei. "Sem dinheiro, Lembo segura gastos em SP", publicada em 10 de junho, mostra que a editoria estava atenta para o déficit herdado de Geraldo Alckmin. As notas na coluna de Mônica Bergamo saíram no dia 27 de setembro.
Ele tem razão, mas mantenho a avaliação de que as administrações tucanas no Estado e na cidade de São Paulo foram mal cobertas.
Embora o assunto do déficit fosse de interesse principalmente dos leitores de São Paulo, a notícia do dia 10 de junho só teve destaque na Primeira Página na Edição Nacional.


Texto Anterior: Gato escaldado
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.