São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

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ENTREVISTA

O caráter lúdico

Geraldo Leite é publicitário e coordena o Grupo de Mercado da ANJ (Associação Nacional dos Jornais).

Ombudsman - Alguns leitores reclamam do jornal quando sobrepõe um anúncio à sua capa. Eles têm razão?
Geraldo Leite -
No momento em que um determinado formato publicitário atrapalha exageradamente a leitura do jornal, acho que os leitores têm razão. Por outro lado, entendo que, entre as funções do jornal, junto com informar, está a de entreter. Mesmo que o jornal seja um meio caracteristicamente informativo, as pessoas se relacionam com ele de várias formas. Tem gente que compra jornal só para saber das últimas notícias, tem gente que compra para saber das atrações de cinema ou para jogar palavras cruzadas. Existe um certo caráter lúdico que considero cabível.

Ombudsman - As reclamações são maiores quando a sobrecapa contém alguma reportagem, o que praticamente impede que seja descartada.
Leite -
Quando a peça publicitária repete o título do jornal e anuncia, não tem problema, pois você pode tirá-la e o resto funciona normalmente. Quando ela interfere na leitura, no sentido de que você não consegue ler o jornal como antes, já tem algum problema. Para poder julgar de forma mais precisa, o certo seria ter uma pesquisa com leitores para saber se aquilo incomoda.

Ombudsman - Se a sobrecapa é facilmente descartável, o anúncio não perde a eficácia?
Leite -
Não, porque o objetivo naquele momento é atingir as pessoas com determinada informação. Você não precisa atingir e as pessoas guardarem aquele anúncio para sempre. O papel dele era atingir as pessoas com certa mensagem. Se ela atingiu e foi eficiente, o papel está cumprido. Não é o fato de que aquilo foi descartado que não funciona mais.


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Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
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