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Como funciona o "Guia"
A editora do "Guia da Folha", Lulie Macedo, explica
como funciona a coleta de
informações.
"Toda a checagem do
serviço publicado pelo
"Guia da Folha" semanalmente é feita por telefone
por uma equipe do Datafolha. Dados sobre o funcionamento de bares, restaurantes e cafés, por exemplo,
são fornecidos por seus
proprietários ou funcionários. A equipe do "Guia"
também costuma fazer visitas periódicas para atualizar conteúdo e corrigir falhas.
Entendemos que o bom
jornalismo de serviço deve,
além de primar pela informação precisa, estar atento
também aos retornos de
seus usuários. Apesar de a
busca pelo rigor ser o pilar
da rotina no caderno, há fatos que escapam ao nosso
controle -como um restaurante que fecha de supetão ou uma informação
inverídica fornecida no ato
da checagem. Isso não quer
dizer que o imponderável
nos exime da responsabilidade. Por isso, uma das
idéias em discussão é a
criação de vistorias sistemáticas que complementem a checagem por telefone.
Os leitores que tiverem
alguma queixa sobre o serviço publicado pelo "Guia"
ou alguma sugestão podem
escrever para guia@folha.com.br."
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Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman,
ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br. |
Contatos telefônicos:
ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira. |
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