São Paulo, domingo, 14 de julho de 2002

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Números do atendimento

É natural que as manifestações dos leitores ao departamento do ombudsman oscilem conforme os acontecimentos e seu reflexo no noticiário do jornal.
No segundo trimestre deste ano, por exemplo, como efeito da Copa do Mundo, os contatos referentes à cobertura de Esporte quase triplicaram em relação ao primeiro trimestre, passando de 62 para 182 -com maior concentração em junho (94).
Mesmo assim, não houve um "estouro" -sinal provável de que a cobertura do Mundial, no seu conjunto, como aliás demonstrou pesquisa divulgada no caderno Copa 2002 no último dia 21, não desagradou os leitores.
De acordo com o levantamento do Datafolha, feito em meados de junho, 96% dos entrevistados achavam o caderno ótimo (41%) ou bom (55%).
Aumentos importantes de manifestações se deram também, nos mesmos períodos, nos casos de Brasil (67%) e de Cotidiano (53%), reflexo do aquecimento da campanha sucessória.
Relacionado a ela está igualmente o aumento de 97% no total de mensagens dirigidas aos colunistas do jornal.
Em relação ao segundo trimestre de 2001, o total de manifestações registrou aumento de 15%. Considerando-se semestre ante semestre, houve uma redução de 4,8%.
Embora as cartas tenham tido ligeiro aumento em sua participação (de 2,5% para 3,4%), mantém-se o predomínio claro do e-mail como principal veículo, disparado (87,6%), de acesso ao ombudsman.
O tempo médio de retorno aos leitores, no trimestre, foi de 2,29 dias.
Por fim, um dado curioso: embora o total de mensagens tenha subido 56% entre o primeiro e o segundo trimestres, o item "elogios" cresceu apenas 10%. Sua participação no conjunto das mensagens recebidas caiu de 3,3% para 2,5%.


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Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
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