São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"PAREM AS ROTATIVAS!"

Nada é mais difícil para a Redação de um jornal diário do que já estar com a edição do dia fechada ou praticamente fechada e ser informada de que algo extraordinário, muito importante e imprevisível acaba de ocorrer.
Foi assim nesta terça, quando parte da edição nacional já estava impressa e metade do país mergulhou no apagão elétrico de 2009.
Na quarta, como cada vez mais raramente ocorre, muitos leitores abriram a Folha e se surpreenderam com sua manchete, que tratava de um fato público da véspera que eles desconheciam (já que não poucos foram dormir sem ligar rádio, TV ou internet por falta de energia).
O trabalho na média foi muito bom: factual, isento, bem ilustrado com artes eficientes e fotos de impacto, edição atraente, diagramação agradável. Uma das poucas lacunas que notei foi não ter contado ao público nada sobre os bastidores de como esse trabalho foi feito.
Quem tiver curiosidade pode ouvir depoimentos interessantes dos jornalistas que participaram da operação no blog Novo em Folha, na Folha Online (http://is.gd/4TjOT).


Texto Anterior: Para sair da contramão do saber
Próximo Texto: Onde a Folha foi bem...
Índice
Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.