São Paulo, domingo, 16 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARA PENSAR A FELICIDADE E A VELHICE

Abílio Diniz é um grande empresário. Suas opiniões sobre negócios, economia, empreendedorismo, governança estão lastreadas por inegáveis êxitos nessas áreas de atividade.
Como filósofo, pensador, artista, investigador dos meandros da psique humana, seus atributos não são indiscutíveis a ponto de justificar o destaque e espaço dedicados aqui ao lançamento de seu site com "receitas de felicidade".
Com chamada de capa e entrevista de página inteira em que todas as perguntas (menos uma) eram "levantadas de bola" para o entrevistado cortar, o jornal avalizou suas opiniões sobre os mistérios da alma como importantes para a sociedade.
O mais desagradável é que o mote para os títulos é similar ao da campanha publicitária da rede de supermercados que pertence a Diniz. Se ocorreu por acaso, foi ironicamente uma infelicidade.
Se houve intenção, é preocupante. Pelo menos uma leitora, que se manifestou ao ombudsman nesses termos, acha que a barreira entre publicidade e jornalismo se rompeu: "[essa entrevista]... é antijornalística, é pura propaganda". Quem quiser refletir sobre felicidade e envelhecimento estará mais bem servido se ler o livro e assistir ao filme recomendados abaixo.

PARA LER
"Felicidade", de Eduardo Giannetti, Companhia das Letras, 2002 (a partir de R$ 29,60)

PARA VER
"Morangos Silvestres", de Ingmar Bergman, 1957 (a partir de R$ 42, 40)


Texto Anterior: A bola corre mais que os homens
Próximo Texto: Onde a Folha foi bem...
Índice


Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.