UOL


São Paulo, domingo, 18 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erro escondido

Reportagem na capa de Dinheiro, com chamada na Primeira Página, informou na quinta-feira que o embaixador Álvaro Alencar assumiria a subsecretaria do Itamaraty para integração e assuntos de comércio exterior, no lugar de Clodoaldo Hugueney Filho. Usava até a fórmula "a Folha apurou".
Trazia perfil de Alencar e avaliação de que a nomeação implicaria um "tom mais duro" nas negociações sobre a Alca.
Na sexta, jornais e a própria Folha traziam informações que desmentiam aquele texto. Haveria mudanças, sim, mas outras.
Errar faz parte do jogo (saiu ontem um "Erramos" sobre o caso), mas o problema maior, na edição de sexta, foi outro: falta de transparência para com o leitor.
Pois a reportagem, além de sair em espaço menos nobre, simplesmente ignorava a anterior, de quinta, como se o jornal se quisesse "fingir de morto".
O editor de Dinheiro, Marcio Aith, explica que a informação inicial viera de dez fontes (cinco do Itamaraty), mas que Alencar desistiu do posto entre terça e quarta, sem que o jornal apurasse essa mudança. Sobre o caso de sexta-feira, Aith afirma:
"Faltou sensibilidade para compreender que a ausência (de menção à informação anterior) poderia ser interpretada como tentativa deliberada de ocultar um erro informativo."


Texto Anterior: A triste saga de Jayson Blair
Próximo Texto: Notícia, anúncio
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.