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São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

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Números do atendimento

O quadro ao lado mostra um resumo do atendimento do departamento do ombudsman no primeiro trimestre.
Houve 2.007 manifestações, o que significa um crescimento de 28% em relação ao primeiro trimestre de 2002.
A posse de Luiz Inácio Lula da Silva e as primeiras semanas do novo governo federal ocuparam a maior parte das manifestações em janeiro.
Março, porém, registrou ainda mais contatos do que aquele mês, por conta dos preparativos e do conflito no Iraque.
O que chama a atenção, porém, é a quantidade de manifestações à "Folha Online".
Ela se deve, em parte, ao fato de que a contabilidade não separa o site em diferentes editorias. Mas sinaliza também uma tendência: seus usuários parecem se mostrar cada vez mais tão exigentes quanto os leitores do jornal impresso.
Foi recorde a participação (92,3%) do e-mail como forma de contato com o ombudsman.


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Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.

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