São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polarização de atitudes

Vários leitores manifestaram interesse em saber mais sobre as pesquisas a que me referi no domingo passado que demonstram como o cérebro humano funciona para interpretar de maneiras opostas uma mesma informação, de acordo com opiniões anteriores a respeito do assunto de que trata.
O tema é fascinante e tem tudo a ver com reações impetuosas, radicais, exageradas, provocadas por notícias que atraem atenção generalizada, como a prisão de Daniel Dantas e seus desdobramentos.
Infelizmente, este não é o espaço para um debate mais aprofundado a respeito das experiências científicas mencionadas na coluna anterior. Mas elas podem ser lidas por quem quiser. Os endereços na internet para acessar os artigos acadêmicos que as descrevem estão ao fim desta nota.
Por enquanto, vale a pena ressaltar que suas conclusões reforçam uma visão pessimista. O acirramento do debate entre partidários do PT e do PSDB tende a fazer com que os dois lados enviesem cada vez mais sua leitura de dados empíricos em princípio objetivos.


NA INTERNET
http://faculty-gsb.stanford.edu/heath/documents/PSPB-FragaleHeath.pdf

http://synapse.princeton.edu/~sam/lord-ross-lepper79-JPSP-biased-assimilation-and-attitude-polarization.pdf



Texto Anterior: O acessório e o essencial
Próximo Texto: Para ler
Índice
Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.