UOL


São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com pito, sem pito

Em duas reportagens, uma na segunda e outra na quarta, a Folha informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usaria a reunião ministerial da Granja do Torto, na quarta, para "chacoalhar" sua equipe, cobrar mais resultados e melhor desempenho.
Uma reportagem sobre os "bastidores" do encontro, na quinta, noticiava, no entanto, que "um esperado sermão light aos ministros não foi passado". Não teria havido, então, o anunciado "puxão de orelhas".
O fato poderia significar só uma mudança de rota no comportamento presidencial não fosse o contraste entre a informação da Folha e a do "Estado de S.Paulo" sobre o mesmo evento.
Sob o título "Lula pede a ministros mais ação e menos futrica", o jornal concorrente informava que, "durante a reunião, o presidente também passou um "pito" nos colaboradores que não resistem aos holofotes...".
Qual dos jornais se teria deixado induzir a divulgar notícia errada por uma ou outra versão de participantes da reunião?
Como é que veículos de comunicação sérios chegam a informações tão nitidamente opostas sobre um único evento?
O pano de fundo do desencontro parece estar no modo de apuração das informações, no grau de confiabilidade das fontes e na checagem de suas revelações.
Um dos grupos de leitores (o da Folha ou o do "Estado") saiu mal-informado. Quem lê os dois jornais ficou no mínimo confuso.


Texto Anterior: Trunfo no front
Próximo Texto: Assessor repórter
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.