São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

OMBUDSMAN

Mau gosto




BERNARDO AJZENBERG

A escolha inadequada de um verbo provocou na edição de Esporte da Folha de sexta-feira uma combinação no mínimo infeliz.
A manchete da página dizia "Pentacampeões enterram ilusão da Copa".
Ela se referia a um texto segundo o qual o "clima" entre jogadores e comissão técnica da seleção brasileira é que "o vistoso e eficiente futebol apresentado durante a Copa do Mundo dificilmente será reeditado nas próximas competições", pelos motivos de sempre, como falta de tempo para treinar e troca de técnico.
Até aí, nada demais.
Ocorre que, sob essa manchete, editou-se uma fotografia com um "texto-legenda" referente a um outro assunto, paralelo, a saber, o enterro do ex-treinador Carlos Froner, considerado pelo técnico Luiz Felipe Scolari uma espécie de "segundo pai" (veja acima).
Disse um leitor, em queixa por e-mail: "(a edição) atinge a memória do morto, sua família, amigos e leitores da Folha. Parece que o enterro foi um daqueles falsos cortejos conduzido por manifestantes frívolos. Lamentável".
A editoria de Esporte afirmou ao ombudsman que foi totalmente casual a coincidência entre o uso do verbo "enterrar" no título da manchete de página e o fato de esse material estar colado ao enterro (real) do ex-treinador.
Acaso ou não, é difícil entender por que a formulação do título não foi ao menos alterada durante as mais de quatro horas que separaram nesse dia o fechamento da chamada edição nacional (20h30) do da edição do jornal que vai para SP e DF (1h da própria sexta-feira).
Houve aí, pelo menos, uma mistura de descuido com pura falta de sensibilidade.



Próximo Texto: Regionalismo, proselitismo
Índice
Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.