São Paulo, domingo, 27 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Índice

Uma confusão balcânica




Um mapa menor do que a face de uma caixa de fósforos provocou nos últimos dias o que um leitor qualificou de lambança.
No sábado retrasado, a Folha publicou o título "Acordo de Sófia reforça domínio russo no mercado europeu", sobre um contrato, assinado na capital da Bulgária, para a construção de um gasoduto.
Ao lado saiu o mapinha, recurso editorial precioso para localizar os países mencionados. Nele, pululavam erros.
Na segunda, "Erramos" corrigiu: o mar Adriático do desenho é, na verdade, o mar Egeu. Reclamei: Belgrado, capital da Sérvia, fora grafada impropriamente e aparecia como capital de país extinto, a Iugoslávia. Nova correção, na terça, referiu-se à falecida Iugoslávia como "Estado báltico".
Dois leitores escreveram e, na quarta, leu-se o derradeiro "Erramos": a Iugoslávia era um país balcânico, não báltico.
Lição reafirmada: checar antes de informar é importante. Em correções, mais ainda.


Texto Anterior: Jornalismo febril
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.