São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2004

Texto Anterior | Índice

Correções

Grafei erroneamente lei de talião na coluna de domingo passado ("A ira dos leitores"). Escrevi com maiúscula, como se fosse uma referência a um nome próprio. A lei ou pena de talião, segundo o dicionário "Aurélio", é a "pena antiga pela qual se vingava o delito, infligindo ao delinqüente o mesmo dano ou mal que ele praticara". Olho por olho, dente por dente.

 

Na mesma coluna há um outro erro, e este devo ao "Globo". Fiei-me no texto do jornal do Rio e informei que o assaltante Rafael da Silva Alves tinha sido apresentado, depois de preso pela polícia, com o olho direito inchado. A informação consta tanto do texto do jornal como da legenda de uma das fotos. Leitores atentos me mostraram, no entanto, que na foto publicada o olho atingido era o esquerdo. Consultei o jornal, por achar que a foto poderia ter sido publicada invertida. A foto estava certa, o texto não. "O Globo" errou, e eu também.


Texto Anterior: Manual: Terrorismo e equivalentes
Índice
Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.