São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2006

Texto Anterior | Índice

Manual de boas maneiras

A Folha prestou um grande serviço, inclusive para o jornalismo, ao noticiar com destaque, na sexta-feira, a ignorância de alguns jornalistas escalados para reportar a recuperação, pela polícia de São Paulo, de obras raras furtadas. Segundo o jornal, as peças -um manuscrito de 1791 de Dona Maria 1ª, e o livro "Ornithologie Brésilienne", do naturista francês Jean-Théodore Descourtilz, de 1855- "foram parcialmente danificadas após serem expostas em um sofá, por um delegado, e manuseadas por uma dezena de repórteres, cinegrafistas e fotógrafos".
As obras estiveram mais protegidas nas mãos dos ladrões e receptadores do que na delegacia. Co-responsável pela barbárie, já que tinha a obrigação de proteger as obras, o delegado Fernando Gomes Pires assim tentou explicar a ação da imprensa: "Eles pareciam urubus".
Lembro que publiquei recentemente o depoimento do jornalista Antonio Gois, da Folha. Ao experimentar o assédio da imprensa depois do acidente com o avião da Gol, comparou a nossa falta de sensibilidade à dos agentes funerários na hora da morte.
Talvez esteja faltando nos manuais das Redações um anexo de boas maneiras.


Texto Anterior: O rolo compressor
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.