São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Água na boca

Há boas e instigantes reportagens que, por um pequeno lapso, acabam deixando certos leitores irritadiços.
Isso aconteceu com alguns que contataram o ombudsman a propósito da matéria que, na edição de domingo passado, revelou a existência, recente, do Caminho da Fé -uma espécie de versão brasileira do célebre Caminho de Santiago de Compostela (Espanha).
Todos eles elogiaram o jornal por sua publicação, mas encaminharam a mesma queixa: não há, na reportagem, nenhuma indicação a respeito de como fazer (e se é possível entrar em) contato com os organizadores da nova trilha.
O editor de Cotidiano, Nilson de Oliveira, discorda de que tenha havido a lacuna. Ele entende que o jornal deu aos leitores o essencial para se orientarem.
"Está ali o nome de todas as cidades que compõem a rota, por exemplo", diz o jornalista, acrescentando que não se obteve autorização para publicar os telefones do organizador do Caminho.
Tal como os leitores que me procuraram, não penso que divulgar as cidades tenha bastado.
Na verdade, em casos assim, a ausência de qualquer orientação explícita (nem que fosse mostrando haver dificuldade para contatar os organizadores) deixa a reportagem -por melhor que seja- incompleta; produz no leitor a sensação de água na boca, sem dicas de como matar a fome.



Texto Anterior: O dado e a informação
Próximo Texto: Combinação infeliz
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.