São Paulo, domingo, 30 de maio de 2004

Texto Anterior | Índice

O FURO

A notícia ignorada

Os jornais "Estado de Minas" e "Correio Braziliense" publicaram no domingo, 18 de abril, reportagem que revelava a Operação Vampiro. O texto, do repórter Lucas Figueiredo, sobre as fraudes em licitações do Ministério da Saúde para a compra de hemoderivados já relacionava o empresário Lourenço Rommel Peixoto, vice-presidente do "Jornal de Brasília", às irregularidades, fazia um histórico para mostrar que o esquema funcionava desde o período Collor e calculava parte do prejuízo público em R$ 2,3 bilhões.
Os jornais de São Paulo e do Rio não deram importância e só entraram no caso um mês depois, em 19 de maio, quando a Polícia Federal fez as primeiras 14 prisões. Esse descaso com notícias publicadas antes por jornais fora do eixo Rio-São Paulo é comum. No caso, o leitor da Folha saiu perdendo.


Texto Anterior: Entrevista: "Estão pegando pesado com a Marta"
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.