Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Para melhorar o trânsito

Como mostrou a Folha no domingo, muitos fatores conspiram para fazer do trânsito de São Paulo um dos mais complicados do mundo -a começar pela frota, estimada em 7 milhões de veículos, que cresceu 40% em uma década.

Também contribuem os chamados "polos geradores de tráfego", como shoppings ou megaprédios residenciais, que proliferam pela cidade -mais de 600 receberam aval desde 2005.

Há ainda os milhares de eventos, as constantes obras e reparos nas vias e as famigeradas manifestações em locais inadequados, como a avenida Paulista.

Uma análise realista sugere que a maioria desses fatores deve permanecer em cena nos próximos anos. A frota poderá crescer em ritmo menos acelerado, mas não deixará de aumentar, assim como a expansão imobiliária e a programação de feiras e congressos.

Especialistas não se cansam de repetir que o investimento maciço em transporte público, em especial sobre trilhos, e a conclusão de obras como o Rodoanel, que retira veículos pesados da cidade, são o caminho para que se chegue a uma solução "estrutural".

Há, todavia, medidas pontuais que podem atenuar os gargalos. Algumas delas têm sido adotadas pela prefeitura, como o veto à circulação de caminhões nas principais avenidas em horários de pico e as restrições aos ônibus fretados no centro expandido.

Mas ainda há muito a ser feito. É necessário remover das pistas com mais celeridade veículos avariados ou envolvidos em acidentes. Há poucos dias, por exemplo, a retirada de um automóvel nessas condições, na marginal Pinheiros, demandou mais de 12 horas.

O efeito cascata nesses casos é brutal. Uma força-tarefa com o objetivo de agilizar as remoções pode dar bons resultados.

A modernização dos semáforos, já em curso, é outra providência a ser apressada. Os mais novos estão menos sujeitos a avarias e permitem programações "inteligentes", com tempos diferentes de abertura e fechamento ao longo do dia.

É imperioso também disciplinar as manifestações públicas em áreas que, bloqueadas, paralisam o trânsito da cidade, impõem prejuízos a milhares de pessoas e colocam em risco a vida de quem precisa se deslocar em busca de atendimento hospitalar urgente.

São medidas simples que podem ajudar São Paulo a parar menos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.