Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Nova ministra

Não seria melhor que Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, defendesse um programa sério e eficaz de controle de natalidade em vez apoiar a legalização do aborto? Devemos defender a vida, e não a morte.

MARGARETH KHARMANDAIAN (São Paulo, SP)

-

Parabéns à Folha por ter dado destaque para a biografia de Eleonora Menicucci, impecável e incansável defensora dos direitos humanos e da autonomia das mulheres. Precisamos de outras como ela em postos de decisão para, de fato, avançarmos na cidadania para as mulheres.

BEATRIZ GALLI, integrante do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Rio de Janeiro, RJ)

Libertadores

Em relação ao editorial "Bola fora da TV" ("Opinião", ontem), as Organizações Globo esclarecem o seguinte:

Diferentemente do que afirmou a Folha, a Rede Globo de Televisão, aberta e gratuita, transmitiu e transmitirá, às quartas-feiras, quase a metade dos jogos de times brasileiros da Copa Libertadores da América.

Diferentemente do que afirmou a Folha, o canal Fox Sports não é o único canal que transmite os jogos da atual Libertadores na televisão fechada. Os canais FX e Speed, ambos do grupo de Rupert Murdoch, têm transmitido tais jogos. Esses canais são oferecidos em diversas operadoras, com ampla distribuição. A torcida que possui assinatura de televisão paga só vai "ficar a ver navios" se tais canais interromperem essas transmissões.

Diferentemente do que afirmou a Folha, as Organizações Globo não exercem pressão sobre negociação de nenhuma programadora. Tal afirmativa parte de quem desconhece, ou não soube apurar, com que velocidade e critérios se dão as negociações comerciais entre programadoras e operadoras de televisão paga.

JORGE NÓBREGA, diretor de gestão corporativa das Organizações Globo (Rio de Janeiro, RJ)

NOTA DA REDAÇÃO - O editorial informou que a Globo transmitiria algumas partidas da Libertadores. O diretor da emissora argumenta que outros canais do grupo Fox transmitem jogos do torneio, mas omite que não transmitem todos (direito exclusivo do novo canal Fox Sports). Fazem-no justamente porque as operadoras dificultam a presença do Fox Sports em suas grades sem custo adicional para o assinante.

Pinheirinho

A história demonstra que há séculos as normas (morais e jurídicas) se prestavam a proteger o poder/capital dominante. Em interessante abordagem, o professor José Osório de Azevedo Jr. ("Ainda o Pinheirinho", Tendências/Debates, ontem) relembra aos nossos governantes e demais concidadãos que a vida (a dignidade humana) é a estrutura fundamental de nosso sistema jurídico e a partir da qual os demais elementos devem ser conjugados (economia, em especial). Diante dos excelentes instrumentos criados pelo Estatuto da Cidade, que levou quase 20 anos para ser aprovado e está em vigência há mais de dez anos, vê-se como inconcebível a forma como a questão social-urbanística consolidada na área foi resolvida pelo Estado e pelo município.

CARLOS ROBERTO TRINDADE BORGONOVI (São Paulo, SP)

Ambiente

Em relação à reportagem "Mancha no mar desapareceu, diz Marinha" ("Mercado", 4/2), a Chevron esclarece que não levou "alguns dias para relatar o vazamento às autoridades". Assim que comprovada a origem do vazamento, em 9 de novembro de 2011, e dentro do prazo legal, a empresa notificou a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o Ibama e a Marinha e mantivemos contato constante com as autoridades competentes.

Também não procede a afirmação de que "até hoje a empresa não conseguiu conter o vazamento no fundo do oceano".

A fonte do vazamento foi estancada em quatro dias -prazo considerado excelente pela indústria. Como gotas de óleo residual continuaram aflorando do leito oceânico, foram instalados cerca de 30 sistemas de contenção, projetados e fabricados no Brasil, que recolhem e impedem que esse óleo residual chegue à superfície. Não há mais mancha de óleo no local.

LIA BLOWER, diretora de Relações Institucionais da Chevron Brasil (Rio de Janeiro, RJ)

RESPOSTA DA JORNALISTA DENISE LUNA - A própria empresa reconhece que ainda há "afloramento de gotas de óleo residual", ou seja, ainda não foi totalmente interrompido. Sobre a demora em avisar as autoridades, leia abaixo a seção Erramos.

Wando

Quer paradoxo maior do que morrer vítima de seu principal homenageado? Assim vejo a morte do cantor Wando, que tanto falou do coração em suas canções. Tanto cantou "Chora Coração", que ele resolveu chorar. O refrão dessa música nunca foi tão manifestado. Hoje, muitos corações choram a sua partida, caro poeta.

Além do que o coração fez contigo, lamento outro paradoxo: o da minha relação com a sua música. O que um dia chamei de brega, hoje chamo de privilégio, pois está cada vez mais raro viver amores perfeitos como os embalados pelas suas canções, cheios de "Fogo e Paixão". Descanse, Wando. Agora, "você é luz".

RAFAEL MOLLINA (São Paulo, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.