Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

www.folha.com.br/paineldoleitor

Visita íntima
Parabéns ao advogado Ari Friedenbach pelo artigo "Na Febem, maior para efeitos sexuais" (Tendências/Debates, ontem).
É mesmo uma inversão de valores o Estado patrocinar relações sexuais entre jovens que estão "pagando" por alguma irresponsabilidade que cometeram. Aproveitemos as lições contidas na entrevista do promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional, Luis Moreno-Ocampo ("Entrevista da 2ª", ontem), que pede que o Brasil priorize o fim da impunidade em sua agenda.
Orestes Romano (Jundiaí, SP)

-

No artigo "Na Febem, maior para efeitos sexuais", o autor conceitua visita íntima apenas como "necessidade fisiológica". Acredito que essas visitas possam dar um novo sentido a esses jovens, que podem liberar suas tensões e emoções de origem sexual, bem como proporcionar uma melhor reinserção social deles. A visita íntima traz autoconfiança e senso de responsabilidade. O menor saberá que a privação desse benefício lhe trará consequências psicológicas.
Charles Piero Siemeintcoski (Jaraguá do Sul, SC)

Caso Cachoeira
Agora entendemos melhor por que os tucanos, quando deixaram o poder, não fizeram oposição contra os petistas. As estreitas ligações com os suspeitos de "malfeitos" eram fortes e viriam à tona a qualquer hora.
Odiléa Mignon (Rio de Janeiro, RJ)

-

Os recursos públicos da União e do Estado do Rio canalizados para a empresa Delta e a promíscua vida social de algumas autoridades com dirigentes da construtora, segundo fotos divulgadas pela imprensa, deveriam merecer, obrigatoriamente, um capítulo na CPI do Cachoeira. Parece, contudo, que o único foco da comissão são as atividades do investigado com políticos da região Centro-Oeste e da oposição.
Gilberto Amado Pereira Alves (Brasília, DF)

Corrupção
A "Primeira Página" de ontem trouxe duas chamadas que se complementam. A primeira, "Para FHC, corrupção é maior agora do que no período de seu governo", coloca-nos numa espécie de gincana da corrupção para saber quem foi mais ou menos corrupto, admitindo, a priori, que todos o são. A segunda, "Brasil deveria dar prioridade ao combate à impunidade", diz tudo o que precisamos fazer!
Luiz Abrahão (São Paulo, SP)

Código Florestal
Lobbies de toda espécie funcionaram para que o novo Código Florestal fosse aprovado no Congresso, mas, tragicamente, não há lobby que defenda os interesses das futuras gerações.
Mauricio Fuks (Rio de Janeiro, RJ)

Nordeste
A reportagem "Sertanejo tem máquina de lavar, só que falta água" ("Cotidiano", 29/4) mostrou como funciona um governo centrado no populismo. O cidadão tem condições de adquirir TV e outros eletrodomésticos, mas não tem água encanada nem coleta de esgoto.
Francisco da Costa Oliveira (São Paulo, SP)

FIB
Em relação aos artigos em Tendências/Debates do domingo, que trataram da Felicidade Interna Bruta (FIB), digo que é simples notar que a economia do
"livre mercado" vigente atualmente não é humana, tampouco ajuda a melhorar a felicidade dos cidadãos. O Estado, cumprindo suas obrigações básicas -saúde, educação e segurança-, é parte responsável pela melhora no nível de felicidade de um povo.
Cristiana Romanó (Curitiba, PR)

Educação
Se tivesse consultado pelo menos o edital de chamamento público de instituições interessadas em propor estudos para a implantação do projeto Aula Interativa, o jornalista Elio Gaspari poderia ter evitado as acusações descabidas contra essa iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em seu texto "A rapina da tecnologia na educação" ("Poder", 29/4).
Além de dizer erroneamente que esse empreendimento não tem um projeto pedagógico, o colunista demonstra não ter compreendido que o ponto de partida da parceria público-privada a ser instituída está justamente no desenvolvimento de conteúdos e na formação continuada de professores, e não na mera aquisição de equipamentos, como o jornalista faz parecer.
Maurício Tuffani, assessor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

"Serafina"
Impossível não admirar os textos e a qualidade gráfica da edição especial de quatro anos da revista "Serafina". Nota dez!
Luiz Ernesto Kawall (São Paulo, SP)

Ombudsman
Quero parabenizar a jornalista Suzana Singer pela cobrança de rigor expressa no texto "Os especialistas" ("Poder", 30/4). Um leitor atento e crítico jamais "engole" um texto destituído de análise crítica satisfatória.
A Folha, assim como todos os bons jornais, não pode esquecer-se de quem está do outro lado.
Doralice Araújo (Curitiba, PR)

Instituto Lula
Creio ter sido um desperdício o espaço dado ao PT e ao PSDB para debater a cessão de terreno para a construção de um instituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Tendências/Debates, 28/4). As respostas -óbvias- são cansativas para o leitor, que não aguenta mais as querelas entre as idênticas e vaidosas siglas.
Marcos Strachicini (São José do Rio Preto, SP)

João Carlos Martins
A reportagem "Em tuas mãos" (Mônica Bergamo, 29/4), sobre a cirurgia a que se submeteu o maestro João Carlos Martins, revela uma lição de vida para todos os brasileiros.
Aldenise Alves (São Paulo, SP)

Cotas raciais
Assinamos a Lei Áurea, mas não demos aos negros ferramentas e possibilidades para sua ascensão social. As cotas vieram para corrigir um erro histórico, mesmo sendo apenas um paliativo, já que vivemos em um país que não valoriza a educação básica nem a escola pública de qualidade.
Marcelo Vicente de Paula (Vitória, ES)

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.