Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kenneth Maxwell

Cotas ao estilo Harvard

Elizabeth Warren é a candidata democrata ao Senado pelo Estado de Massachusetts. Ela está tentando derrotar o esforço de reeleição do republicano Scott Brown. A disputa tem ressonância política considerável porque envolve o assento que Ted Kennedy deteve por décadas no Senado.

Na eleição especial que se seguiu à morte de Kennedy, em 2009, a vitória coube a Brown, um político local mais conhecido por ter posado nu para a revista "Cosmopolitan", em 1982, como "o homem mais sexy dos Estados Unidos", e por dirigir uma picape. Ele foi o primeiro republicano eleito como senador em Massachusetts desde Edward Brooke, em 1972.

Elizabeth Warren é uma professora renomada na Escola de Direito de Harvard. Presidiu o comitê do Congresso que investigou a crise financeira de 2008 e, mais tarde, tornou -se assessora do presidente Obama e conselheira especial do secretário do Tesouro.

Ela nasceu em Oklahoma. Seu pai era zelador. Como Scott Brown, não teve uma infância fácil. O problema para Warren é que alegou ser descendente de indígenas. Não existem provas sólidas de que o seja. A Escola de Direito de Harvard a definiu como "a única mulher membro de minoria a ser professora titular" em seu corpo docente.

Ela alega ser parte cherokee. Existem cherokees em Oklahoma. São os remanescentes dos cherokees expulsos da Geórgia que se viram forçados a percorrer a infame "trilha das lágrimas", entre 1838 e 1839, depois de perderem suas terras como resultado da Lei de Remoção de Indígenas, do presidente Andrew Jackson, assinada em 1830. Mais de um terço dos cherokees da Geórgia morreram durante a árdua jornada até Oklahoma.

Harvard teve indígenas como alunos. Fundada em 1636, a universidade estava enfrentando problemas financeiros, e por isso, em 1650, quando foi formalmente reconhecida, a Sociedade para a Propagação do Evangelho na Nova Inglaterra, uma associação britânica, começou a coletar fundos para a educação de estudantes indígenas.

Cinco deles foram admitidos. Um, membro da tribo wampanoag, de Martha's Vineyard, conquistou um diploma. Mas todos os universitários indígenas tiveram mortes prematuras, e, na década de 1690, Harvard solicitou autorização para demolir os edifícios que os serviam. Foi apenas em 1997 que a universidade instalou uma placa celebrando o "Indian College".

Um compromisso com a diversidade é admirável. Warren poderia ter argumentado que era uma menina branca pobre que conseguiu se tornar professora de direito em Harvard. Mas preferiu alegar ser o que não é, e Harvard aceitou essa alegação para justificar uma cota fraudulenta.

KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.