Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vinicius Mota

Uma bronca, por favor

SÃO PAULO - Alguns arranjos de poder dificultam muito o escrutínio sobre como opera o núcleo decisório. Pense em organizações eclesiásticas, militares ou diplomáticas.

Em todas elas a hierarquia, enraizada nas condutas individuais e reiterada nos rituais coletivos, ajuda a manter o que importa longe dos olhos do público.

Interpretações de palavras ambíguas nos discursos, de gestos dos chefes, de decisões do cerimonial, de fotos oficiais -além das fofocas e anedotas em torno do "núcleo duro"- tornam-se meios indiretos de acessar o que o sistema reprime.

Curiosamente, a presidente Dilma montou um esquema eficiente de controle de informações sensíveis. Não se baseia, contudo, no hábito de hierarquia dos auxiliares, atributo de resto estranho aos políticos.

Já a personalidade da presidente -introspectiva e avessa ao exibicionismo pessoal que integrava o exercício do poder sob FHC e Lula- decerto contribui para isso. A escolha de assessores sem luz própria, mais cumpridores de tarefas que formuladores de caminhos, também.

Outro estratagema da presidente é limitar estritamente a atuação dos principais ministros. A ninguém é permitido entrar no terreno alheio. A consequência é que nenhum auxiliar, exceto a chefe, enxerga o governo como um todo.

Com as tarefas setorizadas, fica mais fácil para a presidente determinar a origem de vazamentos de informação. Reprimendas mantêm sob constante pressão os ministros -muitos desenvolveram um temor freudiano de conversar com jornalistas, mesmo "off the records".

Como ocorre em todo sistema de repressão de informações, as anedotas começam a servir de válvula de escape. Tomar uma bronca da presidente numa reunião coletiva, diz uma delas, é sinal de prestígio do ministro espinafrado.

Pior, muito pior, é ser vítima do contínuo silêncio presidencial.

vinimota@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.