Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

Lula
Em entrevista ao apresentador Ratinho, do SBT, Lula, mais uma vez, demonstrou sua soberba. Ele exclamou: "Eu não vou permitir que um tucano volte à Presidência do Brasil". Menos, Lula, menos.
Abdias Ferreira Filho (São Paulo, SP)

Thomaz Bastos
Sobre as diatribes de Barbara Gancia ("Alvo errado", "Cotidiano", ontem) a favor de Thomaz Bastos e do direito de defesa, penso que a questão não seja tão simples. Se um cidadão pratica atos ilícitos, é justo que os proventos daí resultantes sejam utilizados para financiar advogados que consigam sua absolvição, não pela prova de inocência, mas tão somente por artimanhas processuais? Serão estes os valores que forjarão a cidadania?
Luiz Roberto Oliveira (São Paulo, SP)

Mensalão
No editorial "Lula contra Gilmar" ("Opinião", 29/5), qual é o fato, a verdade ou a testemunha que faz a Folha optar entre Lula e Gilmar?
Rodrigo Dallagnol (Cascavel, PR)

NOTA DA REDAÇÃO - O editorial não optou pela versão de Gilmar Mendes contra a de Lula; ao contrário, diz que aquela carece de confirmação, que foi desautorizada por Nelson Jobim e que um (ou dois) dos três participantes do encontro terá faltado com a verdade quando e se ela for esclarecida.

Educação
Em relação ao artigo "Por um país grande, realmente de todos", de Priscila Cruz (Tendências/Debates, ontem), faço uma sugestão: para o país ser realmente de todos, a educação tem de ser de todos, o que implica ir bem além de avaliações e diagnósticos. Implica ainda incluir em tal debate os maiores interessados, os sujeitos da educação, ou seja, os estudantes, os professores e os gestores escolares. Parece-me que até hoje não conseguimos universalizar os conselhos escolares e a gestão democrática da escola.
Bia Goulart (São Paulo, SP)

Metrô
O artigo "Greve irresponsável", de Orlando Morando (Tendências/Debates, ontem), sobre a greve dos metroviários, é de uma primariedade atroz. A população de baixa renda -a que mais necessita de transporte público- se solidariza com os metroviários porque percebe a decadência de um serviço que antes era prestado com primazia. Por outro lado, nada indica que a situação seria melhor com o PT, pois os governantes têm sido bem semelhantes no desrespeito à população.
Rodrigo Ricoy Dias (São Paulo, SP)

Família
Quando li o artigo "A laqueadura forçada de Maria e a Defensoria" (Tendências/Debates, 30/5), muito me deprimiu a prepotência de um grupo de pessoas que, de maneira absurda, interferiu nos direitos de reprodução de uma mulher. Com ou sem deficiência, Maria era, sobretudo, cidadã com direitos reprodutivos -sem citar os direitos de defesa, que também não foram garantidos a ela.
Giovanna Luporini (Atibaia, SP)

Estado
Lendo o artigo "A temida greve da alimentação pública" (Tendências/Debates, 31/5), ratifico um axioma particular que me acompanha há tempos: se um conservador já é algo lamentável, um jovem conservador é a coisa mais triste do mundo.
Agilberto de Lucca Marcílio (Ubá, MG)

-

É um primor de ironia o artigo "A temida greve da alimentação pública". Só ficou faltando mesmo a menção de que a ração mínima, um pão seco com café requentado, não foi servida no horário do almoço, como mandava a lei. A Promotoria teria aplicado, então, uma vultosa multa que, já se sabe, nunca seria paga.
Márcio Macedo (Belo Horizonte, MG)

Impostos
Para cobrir a diminuição da arrecadação de impostos que foram reduzidos na venda de automóveis, o governo aumentou os impostos das bebidas. Sim, das bebidas. Mas quais bebidas? Todas, inclusive da água!
Água é essencial à vida e não deveria ser considerada produto de luxo ou desnecessário, como os automóveis, que entopem nossas ruas. Deveria ser vendida sem nenhum imposto. De fato, isso é um desgoverno.
José Roberto Costa Lima (São Paulo, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor
Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br
Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.