Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Passageiro desrespeitado

O vertiginoso aumento do número de brasileiros que viajam de avião difundiu pela sociedade, nos últimos anos, um enorme desconforto ocasionado pela precariedade dos aeroportos e pelo descaso com que as companhias aéreas tratam muitas vezes os consumidores.

Filas, atrasos, cancelamentos de voos e falta de orientação fazem parte dessa lamentável rotina de contratempos. A ela se acrescenta, agora, nova modalidade de desrespeito: a resistência a cumprir determinação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que obriga as companhias a expor em seus portais na rede o percentual de voos atrasados e cancelados.

Tal informação precisa ser apresentada no momento em que o passageiro seleciona destino e dia da viagem. A ideia é que o comprador possa contar com mais um dado ao escolher a viação pela qual irá voar.

Reportagem da Folha testou o serviço em portais de 12 empresas brasileiras e estrangeiras que operam no país. O resultado mostrou que apenas duas delas (KLM e United) exibiam sem subterfúgios seus índices. As demais lançavam mão de artifícios variados para dificultar o acesso à informação.

Parte dos problemas enfrentados pelos passageiros decorre do fato de o mercado doméstico ser, na prática, controlado por um duopólio (TAM e Gol). No que tange aos preços das tarifas, historicamente altos, reconheça-se que a Anac tem procurado estimular reduções por meio de regras que reforçam a concorrência. Os valores vêm caindo, embora ainda exista margem para ampliar ganhos de eficiência e repassá-los ao consumidor.

Há muito também a melhorar quanto ao tratamento dispensado aos viajantes em casos de atraso e cancelamento. Não é aceitável que um passageiro se dirija ao aeroporto e descubra, depois de despachar suas bagagens, que o voo foi suspenso. Ou que receba, se tanto, um seco e protocolar "sem previsão" quando tenta saber quando o embarque será, enfim, realizado.

No que se refere aos atrasos e cancelamentos, TAM e Gol anunciaram modificações em suas páginas na internet para tornar a informação mais visível. Menos mal.

É de esperar, porém, que a Anac mantenha a vigilância e aplique as multas previstas para o descumprimento da norma que impõe essa divulgação -já que as empresas aéreas parecem mais inclinadas a deixar os clientes desinformados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.