Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

Mensalão
Finalmente foi definida uma data para o início do julgamento do mensalão: 1º de agosto ("Poder", ontem). Espero que o resultado seja justo e que não tenhamos que engolir prescrição de pena de algo que nem julgado foi.
Osmar G. Loureiro (Cravinhos, SP)

-

Desde o início do processo do mensalão, tenho a convicção de que está se armando um imenso circo e que seu resultado será uma tremenda palhaçada. Se 6 dos 11 ministros do STF foram designados pelo ex-presidente Lula, o que mais podemos esperar?
Rubens Manoel Paranhos Bello (Jandira, SP)

-

Sugiro aos brasileiros que se unam, façam suas rezas e acendam velas para que os ministros do STF sejam iluminados nas
suas leituras e interpretações, nos seus relatos e conclusões, e para que seja feito o mais justo e verdadeiro julgamento do mensalão para o bem do Brasil.
José Batista Ferreira (Ribeirão Preto, SP)

Eleições
Em relação à nota "Chapa pura" (Painel, "Poder", ontem), esclarecemos o seguinte:
1) Não trabalhamos com nenhum "plano B" na eleição para prefeito de Osasco, pois estamos seguros de que, em nome da justiça, o deputado federal João Paulo Cunha (PT) será absolvido no julgamento do chamado
mensalão;
2) O vice será escolhido na convenção a partir de amplo diálogo com todas as forças políticas que sustentam a candidatura, podendo ser do PT ou de qualquer um dos 20 partidos que irão compor nossa coligação.
João Gois Neto, presidente do PT Osasco (Osasco, SP)

Marta Suplicy
É interessante perceber que, de repente, a senadora Marta Suplicy (PT-SP), tão comumente criticada pela mídia, ganhou agora ferrenhos defensores.
Será que se esqueceram de que ela tem um considerável índice de rejeição? Não é difícil concluir que a defesa de Marta é simplesmente um pretexto para atacar Lula por ter escolhido Fernando Haddad como candidato a prefeito de São Paulo e, o pior de tudo, por ter que "engolir" Lula se Haddad vencer.
Mara Chagas (São Paulo, SP)

-

Preconceituoso o artigo "Café para Haddad", de Rogério Gentile ("Opinião", ontem). Com diploma de nutricionista, eu sempre procurei cuidar bem da minha família e penso que isso é
ser verdadeiramente uma mu-lher moderna.
Uma pessoa, para servir o seu próximo, necessita ter personalidade e caráter, domínio sobre si e, principalmente, um espírito generoso e desprendido -características de uma pessoa de brio. Por isso, não tiro os méritos da senadora Marta Suplicy.
Marisa Stucchi (Ribeirão Preto, SP)

-

Absolutamente oportuno o texto "Café com Haddad", de Rogério Gentile, que aborda o tratamento dispensado a Marta Suplicy pelo PT. Nunca tive simpatia por ela, mas sempre admirei sua coragem. Lula e o PT a tratam com um desrespeito tamanho que torço para que ela se liberte deles e siga demonstrando que, acima de tudo, há que ter brio.
Cristina Andreatti (Botucatu, SP)

Pedágio urbano
A prioridade que se dá aos carros em São Paulo é absurda. Autoridades, é uma questão de bom-senso! Cadê o pedágio?
Rebeca Gelse Rodrigues (São Paulo, SP)

-

No artigo "Pedágio urbano" ("Opinião", 6/6), o colunista Hélio Schwartsman recomenda adotar o pedágio urbano. Considerando que as ruas estão cheias porque "qualquer um pode ter carro" e que o transporte público continua péssimo, pela omissão de prefeitos e de governadores, o pedágio urbano será certamente uma medida "popular" para os que se acham os únicos dignos de usar carros.
Carlos Brisola Marcondes (Florianópolis, SC)

Rio+20
Parabéns à Folha pelo caderno especial sobre a Rio+20, publicado em 5/6. Porém nele não foi abordada a questão da geração de eletricidade por meio de energia nuclear, atividade retomada em Angra dos Reis (RJ). No momento em que vários países estão revendo e "freando" a atividade nuclear devido ao risco ambiental envolvido, não estaremos indo na "contramão" ao montarmos uma usina com equipamento provavelmente superado? Com que nível de segurança estamos viabilizando esse projeto?
Antonio F. de Souza Filho (São Paulo, SP)

-

Uma das crises mais importantes para o destino da humanidade é a ecológica. Os cientistas alertam sobre o aumento da temperatura da superfície do planeta. Autoridades ecológicas afirmam que, em alguns anos, o nível do mar subirá meio metro, inundando cidades litorâneas.
Para cada ação, há uma reação. A nossa reação diante da destruição do planeta deve ser de profunda mudança de estilo de vida. Em vez de uma vida predatória, devemos viver de maneira simples, doadora e humana.
Paulo Roberto Girão Lessa (Fortaleza, CE)

Pondé
Luiz Felipe Pondé, da "Ilustrada", disputa um jogo em que ele sempre vence. Ele faz as regras, escolhe o adversário e o dispõe à sua vontade no campo. Depois, faz de conta que joga. Os outros estão sempre parados. No final, ele se declara vencedor. Parece um daqueles treinos de futebol em que os jogadores driblam cones. Às vezes, no dia seguinte, no mesmo espaço do mesmo jornal, pode-se ver um jogo de verdade. É que o jogador é outro.
Sírio Possenti, professor de linguística na Unicamp (Campinas, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor
Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br
Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.