Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kenneth Maxwell

Histórias olímpicas

É difícil imaginar o que os brasileiros acharam sobre a cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres.

Os britânicos, em geral, apreciaram o extravagante espetáculo de Danny Boyle, especialmente seu elogio ao Sistema Nacional de Saúde, uma das grandes criações do governo trabalhista do pós-guerra.

Entretanto sua evocação de crianças felizes saltitando em leitos de hospital, atendidas por enfermeiras com uniformes à moda dos anos 40 e salvas de pesadelos por múltiplas Mary Poppins dificilmente pode ser definida como causa universal.

E o mesmo vale para sua evocação de um jogo de críquete em um vilarejo rural, antes que toda a arena olímpica irrompesse em fumaça de chaminés industriais e operários de rostos fuliginosos labutassem para criar os cinco anéis olímpicos.

O críquete é um esporte peculiarmente inglês e, em 1900, fez parte da Olimpíada de Paris. O jogo aconteceu no velódromo de Vincennes, e a equipe britânica provinha do Devon and Somerset Wanderers. Já a França foi representada pelo time do French Athletic Club Union, composto principalmente por expatriados britânicos vivendo em Paris.

Os ingleses saíram vitoriosos e os participantes receberam todos miniaturas da Torre Eiffel. A partida foi formalmente reconhecida em 1912, quando medalhas de ouro e prata foram conferidas aos atletas.

O Wanderers era formado por jogadores do Castle Cary Cricket Club, de Somerset, e quatro ex-alunos da Blundell's School, em Tiverton, Devon.

Na semana passada, a Blundell's promoveu nova partida entre uma equipe britânica e uma francesa de críquete. A escola, fundada em 1604, foi um legado de um dos mais ricos mercadores da Inglaterra elizabetana, Peter Blundell, de Tiverton e Londres.

Ele queria criar uma escola gratuita e confiou a tarefa de implementá-la a sir John Popham, juiz-chefe do reino, cuja magnífica tumba está localizada na igreja da paróquia de Wellington, em Somerset.

Popham havia presidido os julgamentos da rainha Maria da Escócia, de sir Walter Raleigh e de Guy Fawkes, que tentou explodir o Parlamento. Também havia fundado uma colônia mal sucedida no Maine, na costa da América do Norte.

O edifício original da Blundell's continua a existir em Tiverton. A escola se transferiu para as cercanias da cidade em 1882. Ao contrário do que Peter Blundell pretendia, havia se tornado, há muito, uma escola particular.

Nada disso, é claro, influenciou a visão nostálgica de Danny Boyle sobre aquele velho jogo de críquete, ou a recriação da primeira e única partida olímpica de críquete, empreendida em Devon na semana passada e vencida pela equipe britânica.

KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.

Tradução de PAULO MIGLIACCI.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.