Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Corrupção
Gostaria de sonhar com o povo brasileiro recuperando, enfim, seus valores morais e saindo às ruas para, com ira santa, insurgir-se contra corruptos, corruptores, demagogos, empresários sem escrúpulos, quadrilheiros, milicianos, traficantes, assaltantes de cofres públicos, sanguessugas, assistencialistas, fisiologistas, nepotistas, patrimonialistas, procrastinadores da justiça, absolvedores de criminosos, censores da liberdade de expressão, divisores da sociedade em castas raciais, sexuais e econômicas, "deseducadores", agitadores, burocratas insaciáveis, grevistas irresponsáveis e invasores de terras, que por ação ou omissão, temos, apaticamente, deixado conduzir nossos destinos.
Gil Cordeiro Dias Ferreira (Rio de Janeiro, RJ)

-

Vergonha, vergonha! O Brasil sente vergonha por abrigar esse bando de colarinho branco, que ainda vai ficar rindo da nossa cara. Certamente vão dar uma "festinha" pra comemorar o resultado do julgamento pelo STF.
Cida Amora (São Paulo, SP)

-

Nós, brasileiros (mas não os políticos), estamos envergonhados com os escândalos do mensalão e do caso Cachoeira. Nunca se viu tanto desvio de dinheiro público como agora. Vamos aproveitar as eleições para eleger pessoas justas e éticas. Procuremos os fichas limpas!
Osmar G. Loureiro (Cravinhos, SP)

-

Finalmente descobri o que significa "foro privilegiado". É o privilégio dado aos amigos do rei, e ao próprio, de não serem condenados quando apanhados com a boca na botija.
Manuel do E. S. Amaro (São Paulo, SP)

Aeroportos
Li a descrição dos percalços que o colunista Ruy Castro enfrenta nos aeroportos brasileiros ("Opinião", 24/8). Notei no texto um clichê das elites brasileiras, que ora clamam pela ação estatal (quando se veem em apuros) e ora se sentem acuadas.
Mas isso seria trivial, se não fizesse uma descrição tão preconceituosa dos pequenos aborrecimentos pelos quais passa antes de chegar à sala de embarque. Quando um avião for derrubado no Brasil, o que dirá sobre a segurança dos aeroportos?
Antônio José Moreira da Silva, agente da Polícia Federal (Brasília, DF)

Religião
Em seu artigo "Oração da vitória" (Tendências/Debates, 24/8), Daniel Sottomaior demonstrou o total desprezo pelos cristãos, que representam a maioria da população deste país, ao defender a não manifestação pública de fé a Deus por uma equipe de vôlei.
Acho que o fato deve ter lhe incomodado muito, levando-o a redigir tal artigo. Da próxima vez, basta desligar o televisor.
Carlos Alberto Fernandes (Pouso Alegre, MG)

Greves
Tomara que as greves, lideradas não pelos servidores barnabés, mas por funcionários com média salarial bem acima dos assalariados em geral, não estejam a serviço de manipuladores.
Antonio Francisco da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Segurança
A polícia de Nova York efetua 16 disparos em uma avenida movimentada, mata um suspeito e fere vários turistas. Apesar de ser a terra dos super-heróis, o prefeito sabe das dificuldades do mundo real e elogia os atiradores.
Se fosse aqui, estaríamos vendo uma série de reportagens sobre o destempero dos nossos policiais, sobre as chances de defesa do suspeito e as declarações de um parente exigindo justiça.
Marcio A. Macedo (Belo Horizonte, MG)

-

Rodolfo de Almeida Valente ("Cotidiano", ontem) é extremamente preconceituoso ao comentar o papel da polícia na explosão populacional dos presídios.
Onde está o conselho da comunidade responsável por reinserir o egresso na sociedade? Por que o articulista não tem coragem de criticar o governo do Estado, responsável pelas políticas públicas e de segurança?
Reginaldo Salomão (Ribas do Rio Pardo, MS)

Educação
Sobre os artigos que argumentam sobre a reforma do ensino médio (Tendências/Debates, ontem), pergunto: de que adianta nossa economia ser a quinta do mundo se nossos jovens são pigmeus intelectuais?
Não seria melhor discutirmos, antes, nosso sistema educacional, em que se misturam política com ensino e professores com trabalhadores?
Alcides Casado (São Paulo, SP)

Socorro
A morte da aluna por presumida lentidão no socorro leva à reflexão sobre a necessidade de criação de uma lei que exija dessas instituições de ensino, particulares e públicas, a exemplo da obrigatoriedade em outros estabelecimentos, a presença constante de uma ambulância.
Carlos Henrique Abrão (São Paulo, SP)

Saúde
Com mais pessoas pagando planos de saúde privados no Brasil, o tamanho das filas em hospitais e clínicas particulares aumentou. Com essa provável diminuição de uso dos postos de saúde e hospitais públicos, melhorou o atendimento ali?
Kunio Yoneda (São Paulo, SP)

-

LEIA MAIS CARTAS NA INTERNET - www.folha.com.br/paineldoleitor
SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO ASSINANTE: saa@grupofolha.com.br 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11/3224-3090
OMBUDSMAN: ombudsman@uol.com.br 0800-015-9000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.