Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Eleições

Muitos devem estar se questionando sobre a razão de votar e a falta de candidatos à altura dos anseios da maioria da sociedade. Enquanto prevalecer a política que privilegia alguns em detrimento da maioria, a população será vítima de estragos do poder. A democracia exige participação e voto consciente. Muda Brasil!
YVETTE KFOURI ABRÃO (São Paulo, SP)

-

Que neste 7 de outubro deixemos de ser tão de 12 de outubro e sejamos mais de 7 de setembro, pois só com muito 1º de maio o Brasil não será um 1º de abril!
VARTENIS LIMA (São Paulo, SP)

-

A única esperança de escolha, pelo eleitor paulistano, de uma administração ética e capaz, à altura da complexidade imposta pelos problemas de nossa cidade, é o abandono do voto emocional, das rejeições motivadas por causas menores e subjetivas.
AMADEU R. GARRIDO DE PAULA (São Paulo, SP)

-

Que me desculpe o leitor Jalson de Araújo Abreu, que, no Painel do Leitor de ontem, revelou que votará em branco e fornece, para isso, os seus motivos. Eu, porém, votarei e continuarei votando. O nosso voto, cassado pelo regime militar, tornou-se bem mais revigorado.
RICARDO MELLO (Goiânia, GO)

-

Após uma campanha acirrada, é chegado o momento de o eleitor analisar com precisão e meditação o candidato ao Executivo municipal em quem irá votar.
ALESSIO CANONICE (Ibirá, SP)

Mensalão

A serenidade e a coragem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski são, por vezes, comoventes. Alheio a pressões da opinião pública ou a interesses inconfessáveis, ele sempre procura emitir seu voto pautado estritamente pela Constituição. É um orgulho para este país e para a mais alta corte da Justiça brasileira.
FRANCISCO CARLOS ALVES DO CARMO RAMOS (Brasília, DF)

-

Particularmente, eu não acreditava no julgamento do mensalão. É lógico que temos de aguardar o desfecho final do processo, mas estou convicto de que o ministro Joaquim Barbosa nos brindará com esse insofismável julgamento ao condenar os envolvidos de forma imparcial, demonstrando, assim, que o Supremo Tribunal Federal está acima de qualquer suspeita.
JOSÉ MARIA COELHO RODRIGUES (Curitiba, PR)

-

Reconhece-se todo o mérito do ex-presidente Lula em diminuir as desigualdades entre as classes sociais no Brasil, seu reconhecimento internacional e sua origem humilde -em nada desabonadora. Entretanto o que não se admite é o método utilizado para diminuir as desigualdades -compra de apoio político no Congresso Nacional para a aprovação de reformas.
MARIA LYDIA RANGEL RANZANI (São Paulo, SP)

Dilma

Foto na "Primeira Página" da Folha de ontem mostrou a presidente Dilma "petrificada" diante do quadro de Caravaggio, contrastando com o espanto e o susto da Medusa. Um feliz clique do jornalista fotográfico Sergio Lima, cheio de significados ocultos a inspirar nossos colunistas diante das eleições e dos momentos derradeiros e tensos do julgamento do mensalão. Uma imagem, muitas vezes, vale e fala mais do que mil palavras.
ROBERTO GONÇALVES SIQUEIRA (São Paulo, SP)

Carandiru, 20

Ao completarem-se 20 anos do massacre no Carandiru ("Depois de 20 anos", de Drauzio Varella, "Ilustrada", ontem), percebe-se a mesma indiferença da sociedade brasileira em relação aos excluídos. É dada pouca importância à ressocialização dos presos, ao mesmo tempo em que faltam políticas públicas de inclusão social. O resultado de tanta negligência explica o caos social em que vivemos.
ERIVAN AUGUSTO SANTANA (Teixeira de Freitas, BA)

Pedestres

Do modo como está sendo mostrada, essa nova fase do Programa de Proteção ao Pedestre, em vez de proteger os cidadãos, vai incentivar atropelamentos ("Como se fosse pedestre", "Cotidiano", 4/10). A CET estimula as pessoas a atravessarem na faixa de pedestre fazendo apenas um sinal com a mão para os motoristas. Isso pode funcionar em países com menos trânsito, mas, nas grandes cidades do Brasil, eu não me arriscaria a fazer isso. É querer ser atropelado mesmo!

Mais sensato seria orientar o pedestre a pensar como um motorista, ou seja, esperar o melhor momento para atravessar. Não é assim que fazemos quando vamos entrar em alguma avenida com o carro? Esperamos o momento em que podemos entrar sem bater em nada nem ninguém. Que se ensine sensatez aos pedestres também.
GILBERTO ASSAD (São Paulo, SP)

Cerveja

Mais uma vez, está comprovado que a cerveja no Brasil tem muito mais do que cevada, que deveria ser o seu principal ingrediente ("Cerveja nacional tem muito milho, diz pesquisa da USP", "Ciência", ontem). Novamente a indústria se defende tentando desqualificar a informação. O consumidor merece um rótulo mais honesto dos fabricantes, que permitisse fazer melhor a sua escolha e saber o que está bebendo.
JOSÉ FRANCISCO DA CUNHA (São Paulo, SP)

LEIA MAIS CARTAS NA INTERNET - www.folha.com.br/paineldoleitor
SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO ASSINANTE: saa@grupofolha.com.br 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11/3224-3090
OMBUDSMAN: ombudsman@uol.com.br 0800-015-9000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.