Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Eleições
Em relação ao comentário de Lula de que os seus "postes" (candidaturas bancadas por ele) vão iluminar o Brasil ("Poder", 21/10), gostaria de lembrar que as baterias que fornecem essa energia vão acabar um dia e aí quem vai ficar nas trevas será o PT.
Carlos Alberto Fraiha (Belo Horizonte, MG)

-

A vontade de Lula é ganhar as eleições na cidade de São Paulo para, futuramente, governar o Estado. Fico profundamente triste em saber que um partido como o PT -que fez o que fez, com tantas falcatruas no caso do mensalão- possa governar uma das maiores cidades do mundo. Isso prova que o nosso povo não enxerga as espertezas do comando petista. Que o povo abra bem os olhos e não entregue nossa cidade a um partido com tanta corrupção, como nunca se viu na história deste país.
Hilda Christino Egydio (São Paulo, SP)

-

Sobre o artigo "A cidade e o Serra" (Tendências/Debates, ontem), o seu autor, o humorista Marcelo Madureira, é definitivamente um brincalhão sem graça. Para defender e justificar "seu voto" em Serra, argumentou que Fernando Haddad se une ao que há de pior na política brasileira. O autor, porém, omitiu fatos e cometeu "esquecimentos". Citou Valdemar Costa Neto como integrante dessa turma de piores políticos brasileiros. Concordo com ele, mas omitiu que Costa Neto apoia José Serra. Além disso, esqueceu-se de que Sarney, Calheiros e Barbalho, também citados, eram os líderes da base de apoio do governo FHC.
Federico Erdocia (São Paulo, SP)

Mensalão
Sou simpatizante do PT, mas, como tal, não posso deixar de fazer uma pergunta que não sai de minha cabeça: será que nos dias de hoje Lula indicaria Joaquim Barbosa para ministro do Supremo Tribunal Federal?
Fernando Antonio Salomão (Maceió, AL)

-

Sinto-me envergonhado pelos votos dos ministros do STF Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli sobre não ter havido formação de quadrilha. Tem-se o sentimento de que estão todos "com o rabo preso". Que país é este?
Odair Moretto (Londrina, PR)

-

Como assinante da Folha, permitam-me uma pergunta: os "mensaleiros" serão intimados a devolver tudo o que nos roubaram? Estamos mais brasileiros com a atuação do STF; não sabemos quais serão as penas dos "mensaleiros", porém a dinheirama que o PT amealhou tem de ser devolvida aos cofres públicos.
Iracema Alves (São Paulo, SP)

-

Quão bom seria se o povo brasileiro tivesse pelo fim do julgamento do mensalão o mesmo interesse que teve pelo término da telenovela "Avenida Brasil"! A condenação dos réus deveria ser comemorada nas ruas e avenidas do país como o mais importante feito da Justiça brasileira.
Jeovah Ferreira (Brasília, DF)

-

O que caracteriza o crime perfeito é o sucesso em eliminar as provas. A estarrecedora afirmação do ministro Lewandowski de que até pode admitir o crime de José Dirceu, mas não o condena por falta de provas, é uma inequívoca apologia do crime perfeito. Isso também equivale a dizer que a Justiça deve se curvar diante da perfeição criminosa e que a ética no ajuizamento dos magistrados de nada vale. Com isso, o ministro Lewandowski provou, até para os mais ingênuos, ser indigno do cargo que ocupa.
José Domingos Batista (São Paulo, SP)

Violência
Higienópolis pede socorro! Quase todos os restaurantes do bairro já foram assaltados, há arrastões, sequestros em plena luz do dia e, agora, o bárbaro assassinato da estudante Caroline Silva Lee, de 15 anos ("Cotidiano", ontem). Estamos à mercê dos criminosos. Até quando?
Arsonval Mazzucco Muniz (São Paulo, SP)

-

Até quando nossos jovens serão assassinados sem que se tomem providências? No fim de semana trágico, com mais de uma dezena de assassinatos na capital paulista, a jovem Caroline Silva Lee foi morta a tiros em Higienópolis. A ausência de policiamento preventivo e a falta de iluminação pública são fatos que precisam ser revistos pelas autoridades. Enquanto isso não ocorrer, continuaremos a ver pessoas queridas perdendo suas vidas.
Ari Friedenbach, advogado e vereador eleito em São Paulo (São Paulo, SP)

-

LEIA MAIS CARTAS NA INTERNET - www.folha.com.br/paineldoleitor
SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO ASSINANTE: saa@grupofolha.com.br 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11/3224-3090
OMBUDSMAN: ombudsman@uol.com.br 0800-015-9000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.