São Paulo, quarta-feira, 01 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Cansados
"Janio de Freitas, em seu artigo (Brasil, 31/7), esquece que é a classe média quem paga impostos e que em regimes democráticos todos os segmentos têm igual direito de se expressarem, mesmo que não contem com a simpatia do jornalista. Então, se pagamos, temos tanto ou mais direito de reclamar de corrupção, gastança e outras podridões."
SILVIA GALVÃO BUENO C. FRANCO (São Paulo, SP)

"Acho que, depois da coluna de Janio de Freitas, nada mais precisa ser dito sobre o movimento "Cansei". A contribuição que ele pode dar à nação é conscientizar alguns de seus membros a pagarem impostos corretamente e não atuarem do lado corruptor, por exemplo."
ROBERTO A. MARTINS (São Carlos, SP)

"Gostaria que o jornalista Janio de Freitas explicasse por que a manifestação ocorrida no último domingo em São Paulo e o movimento alcunhado de "Cansei" seriam considerados golpistas. Alguém pretende depor o presidente da República pelas armas? Planeja-se algum golpe de Estado? O jornalista prestaria um grande serviço se escancarasse o tal golpe. Pode-se acusar o movimento de conservador, reacionário, partidário etc., mas chamar de golpista um movimento legítimo, isso sim cheira a um "chavismo" disfarçado."
CLAUDIO JOSÉ ADAS (São Paulo, SP)

"Caros cansados endinheirados, vossas senhorias, que sois de famílias tradicionais, que sois estandartes da moralidade e da honra, que sois tão aproximados com o poder político, digam, pois uma dúvida nos assalta: de onde vem a quantidade impressionante de dinheiro que abastece a corrupção da máquina pública? E, ainda, outra indagação para os senhores abastados enfatigados, a qual nos incomoda diariamente: quem tem condições de pressionar nossos parlamentares e o governo a fazer, por exemplo, a reforma (simplificação e racionalização) tributária ou a reforma política ou a reforma administrativa, as quais, desde que eu nasci -e muitos outros antes de mim-, estão para serem realizadas? Se os senhores estão cansados, imaginem os "guardinhas" das suas formosas ruas..."
PAULO REBELLO GIACOMELLI (São Paulo, SP)

"Cansei das mordomias dos políticos; cansei de ver torrado o dinheiro público em propagandas governamentais, inúteis para o povo, mas úteis para os políticos. Cansei de pagar a pesadíssima carga tributária e ver o suado dinheiro ser aplicado em inutilidades para a população, como avião e sucateamento do serviço público. Cansei!"
NELI APARECIDA DE FARIA (São Paulo, SP)

Crise aérea
"O sigilo das informações da caixa-preta do TAM 3054 proposto pelos envolvidos nas apurações (e com políticos no meio, não poderia ser diferente) só serve à "caixa-preta" que esconde a falta de vergonha na cara dos que querem privar a sociedade de saber a verdade, para servir à impunidade."
RICARDO FREITAS (Rio de Janeiro, RJ)

"O tal hotel próximo a Congonhas teria sido inaugurado, a pista principal continuaria operando inacabada, o Airbus da TAM continuaria voando com um reverso só, a Anac continuaria como está -tudo isso se o trágico acidente com o avião não tivesse ocorrido."
MARIA DE LOURDES CHEROBIM DE OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Preso
"Parabéns à juíza Paula Mantovani Avelino pela sentença em que ela determinou a volta do ex-juiz Nicolau dos Santos ao regime fechado. Em seu despacho, a juíza caracteriza, entre outras coisas, como teatral a atuação do ex-juiz para parecer doente. Lembro-me que à época de sua volta para sua mansão numa maca, a televisão mostrava esse senhor quase que moribundo, mas provavelmente ao entrar e sair de baixo dos holofotes da mídia daria uma sonora gargalhada à população e se levantaria imediatamente. Ainda bem que há, em meio a tanta corrupção, juízes que levam a Justiça a sério, doa a quem doer."
FABIO LUIZ SILVEIRA (São Paulo, SP)

Obra
"Como os governos mudam, sugiro que a projetada ferrovia ligando o centro de São Paulo ao aeroporto de Cumbica, a ser construída pelo governo de São Paulo, seja entregue à iniciativa privada, que administra melhor e a um custo menor. Será inaugurada em menos tempo e os usuários terão mais confiança. Por que não privatizar também o metrô, para acabar com as greves e propiciar construção de muito mais linhas, ultranecessárias para resolver o gravíssimo problema de trânsito em São Paulo?"
MÁRIO ALVES DENTE (São Paulo, SP)

Piquet
"Piquet foi flagrado desobedecendo a lei. Com hombridade e serenidade assumiu o erro e reconheceu a correção da punição a ele aplicada. Parabéns Piquet! Que essa sua atitude, digna, honesta e humilde, sirva de exemplo para os atuais gestores e agentes públicos no trato da coisa pública e do próprio público." NELSON DUMAS (Manaus, AM)

Pan
"Eu queria saber: quando nós saberemos como foram gastos os quase R$ 4 bilhões investidos no Pan?"
ANTONIO CARLOS ZERON GONÇALVES (São Paulo, SP)

"Faria muito bem a mídia se, em vez de mostrar gente fútil, desocupada e exibicionista, mostrasse a vida destes atletas que estiveram no Pan-Americano do Rio. Muitos vêm de classes menos abastadas, venderam bens, abandonaram carreiras promissoras para se dedicarem ao esporte e representarem seu país com orgulho. Essas são nossas verdadeiras celebridades que merecem agora todo o nosso apoio." SERGIO RIBEIRO (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Roberto Luis Troster: Apagão estratégico

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.