São Paulo, segunda-feira, 01 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Similaridades

ST. PAUL, MINNESOTA - Começa hoje, aos trancos e barrancos, a convenção republicana, sob a sombra do furacão Gustav. É impossível prever o efeito final desse fenômeno climático. Antes da tempestade, entretanto, já era possível enxergar nesta eleição coincidências históricas com outra de 1988.
Há 20 anos, como agora, um republicano completava oito anos de mandato (Ronald Reagan). O candidato de oposição era um liberal descendente de imigrantes gregos: o democrata Michael Dukakis. Ele havia feito carreira em Massachusetts. Barack Obama cursou direito no mesmo Estado, na liberal Harvard, e tem pai africano.
O candidato da situação em 1988 era George Bush, o pai. Aristocrático, sem apelo popular, escolheu para vice o jovem senador Dan Quayle, de Indiana -cujos atributos principais eram a fotogenia e a incapacidade de articular idéias.
O candidato republicano atual sente o peso da idade. McCain tem 72 anos e pode ser o mais velho presidente eleito. Seu apelo ao eleitorado jovem é limitado. Reagiu e escolheu para vice uma mulher, Sarah Palin, de 44 anos.
Democratas salivaram. Já imaginam Palin sendo trucidada pelo mais experiente candidato a vice na chapa de Obama, o senador Joe Biden. Em 1988, o vice democrata era o experiente e quase septuagenário senador Lloyd Bentsen -para contrabalançar o liberalismo de Dukakis. Num debate de vices, Bentsen destruiu Dan Quayle.
Em 1988, a chapa democrata Dukakis-Bentsen começou bem e abusou dos erros. Bush e Quayle acabaram vencendo.
Mas há diferenças cruciais entre 1998 e 2008. Os democratas dirão: "Obama é muito melhor que Dukakis". Pode ser. Os republicanos retrucariam: "Dukakis, em julho de 1988, saiu na frente com larga vantagem, de 17 pontos. Hoje, Obama tem muito menos do que isso".

frodriguesbsb@uol.com.br


Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Muito além dos grampos
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Ruy Castro: Algo de podre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.