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Editoriais
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Dentro da escola
O BSERVADAS de perto, dentro das salas de aula, as deficiências da educação no
país parecem ainda mais graves
do que o já desalentador retrato
do ensino desenhado pelas estatísticas de matrícula e desempenho dos alunos.
É o que se depreende da leitura
de reportagem publicada anteontem nesta Folha, que acompanhou o dia a dia do colégio
Miécimo da Silva, em Campo
Grande, bairro da zona oeste do
Rio de Janeiro. Trata-se de uma
típica escola pública. No Enem
de 2008, seus alunos obtiveram
os mesmos 49 pontos alcançados, em média, por estudantes
de todo o Brasil.
Há ali, é bom que se diga,
exemplos de dedicação e comprometimento de funcionários e
alunos. Mas isso não impede que
o relato das carências do colégio
chame a atenção. Docentes insatisfeitos e ausentes, alunos sem
aula, atenções dispersas, problemas de disciplina e um sentimento difuso de falta de sentido
preenchem os dias da escola.
Muitos dos obstáculos ao bom
funcionamento se encontram
além dos muros do colégio e dependem de mudanças mais amplas para serem superados. Mas
há também, no âmbito da escola,
excesso de burocracia e problemas de gestão, deficiências comuns a muitas instituições públicas de ensino do país.
A maior parte do expediente
da diretora é consumida com
problemas administrativos.
Além disso, ela não tem liberdade para contratar ou demitir docentes -e lhe faltam instrumentos para premiá-los ou puni-los
segundo o desempenho.
Pesquisas indicam que muitos
professores do país conhecem o
conteúdo a ser ministrado, mas
não sabem como ensinar. É preciso investir em formação e salários; ao mesmo tempo é necessário melhorar a gestão, criar metas e conceder autoridade aos
gestores para cobrá-las.
Em que pesem os medíocres
resultados educacionais colhidos pelos governos tucanos em
São Paulo, vai nessa direção, e de
forma correta, a recente instituição no Estado de progressão salarial para professores com base
em avaliação de mérito.
A sociedade brasileira conseguiu colocar a quase totalidade
das crianças na escola. Já é hora
de voltar suas atenções para o
que acontece lá dentro.
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