São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Piada pronta
"Este país realmente é o país da piada pronta.
Na Primeira Página de ontem, chama atenção o texto "RJ confirma mais 13 mortes por dengue; total vai a 67", que retrata o descaso das autoridades com a questão da dengue e o caos em que se encontra a saúde pública no país.
Contrasta com a foto, bem ao lado, que mostra o governador do Rio de Janeiro com o "Nosso Guia". Os dois no Rio, rindo às gargalhadas.
Este último debruçado no ombro do primeiro.
Riem de quê? Deve ser dos milhares de novos casos que surgem com uma velocidade espantosa. Ou será das mães que choram a morte de seus filhos?
É revoltante."
ADALTO MARTINS (São José do Rio Preto, SP)

Imposto de Renda
"Muito oportuna a coluna de Antônio Ermírio de Moraes sobre o absurdo da isenção de Imposto de Renda para os especuladores estrangeiros ("Isenção de IR para especuladores", Opinião, 31/3). A propósito, sugiro que o articulista escreva também sobre a imoral isenção de Imposto de Renda na distribuição de lucro das empresas para os empresários nacionais e forasteiros."
IVAN MAIA, auditor-fiscal da Receita Federal (Taubaté, SP)

Umbanda, 100
"Dia 30 de março de 2008, um domingo, certamente entrará para a história da umbanda e de seus seguidores. Os orixás, guias protetores, e todos os trabalhadores de luz da umbanda se enalteceram na aruanda.
Vivemos um momento em que seguimentos religiosos nos atacam de todos os lados, sem saber o quanto a umbanda é bela, com fundamentos e consistência litúrgica, que são ignorados.
Pedimos simplesmente respeito e o direito de liberdade religiosa que nos é garantida pela Constituição brasileira.
A Folha foi o único meio de comunicação que lembrou que a umbanda fará cem anos. Em nome do povo da umbanda, digo que somos eternamente gratos."
ALTAIR VAZ (Mogi das Cruzes, SP)

Colômbia e Farc
"Não consigo entender o posicionamento do senhor Álvaro Uribe, presidente da Colômbia.
Primeiro diz que não negocia com as Farc, mas depois baixa um decreto dizendo que negocia para salvar Ingrid Betancourt. E mais: disse que liberaria guerrilheiros com a ressalva de que não voltem a delinqüir.
Questões: 1) por que não fez isso antes?; 2) é piada pedir aos guerrilheiros que não voltem a delinqüir?"
VALTER FERRI (São Paulo, SP)

Empurra-empurra
"Fico chocada quando tomo conhecimento do pouco-caso e da pouca vergonha na cara de alguns empresários brasileiros.
Ao ler a reportagem "Marido de estudante morta por carrinho de obra é indenizado" (Cotidiano, 29/3), senti-me enojada com esse jogo de empurra-empurra.
Se a vítima fosse um membro da família Chap Chap ou Grumont, seria aceitável essa indenização? Interromper a vida de uma jovem de maneira tão brutal e repentina pode ser vista como simples "fatalidade'? Chegará o dia em que esse tipo de negligência será tratado com seriedade e severidade?"
KÁTIA R. SOARES (São Paulo, SP)

Porto em Peruíbe
"Há alguns anos, uma empresa tentou implantar entre Itanhaém e Peruíbe o "Parque da Xuxa". Os inimigos de São Paulo, de plantão na época, tanto fizeram que conseguiram barrar o projeto. Hoje, passados uns 15 anos, a área onde seria o parque está totalmente abandonada e em processo de favelização. Comenta-se, na região, que agora a área está liberada.
Agora fala-se do megaprojeto do porto de Peruíbe. Os inimigos de São Paulo, de plantão, já estão se agitando para barrar o projeto. Entre as alegações, estão 180 índios, que não são nativos da região e nada fazem a não ser ajudar a destruir o pouco da mata Atlântica existente, arrancado palmitos, bromélias e orquídeas para vendê-los nas feiras-livres de Itanhaém e Peruíbe.
Todos sabem que este porto trará grande impulso para a região, que vive de quatro meses de temporada -no resto do ano, grande parte da população vive de subemprego."
JOSÉ THOMAZ FILHO (São Paulo, SP)

"Lamentável a falta de empenho dos nossos articulistas e do próprio jornal em se posicionar de forma veemente contra a construção de um porto ao lado da Juréia e do Parque Estadual da Serra do Mar.
Este crime que se articula contra o parque e a biosfera da mata Atlântica, na região onde se encontram estuários e manguezais que servem de berçário marinho do Atlântico sul, acarretará impactos irreversíveis e causará a diminuição da pesca pelo imenso impacto na cadeia alimentar marinha e no que ainda resta da mata Atlântica no Estado.
Essa preocupação cidadã deveria ser a de todos os brasileiros que se vêem, neste início de século, diante de uma grande devastação de nossos recursos naturais, facilitada pelos agentes políticos e econômicos."
MARCIA CORREA (Campinas, SP)

Simonal
"Muito pertinente a réplica de Max de Castro à crítica feita ao documentário "Ninguém sabe o duro que dei" (Ilustrada, 31/3). Sou admiradora do som de Wilson Simonal. Sempre achei que ele deu uma enorme contribuição à música brasileira, com uma interpretação inovadora e cheia de charme. Apesar disso, não conhecia muito de sua trajetória musical.
Ao ler sobre o lançamento do documentário, na semana passada, fiquei frustrada, pois me levou a entender que a abordagem seria focada mais nos fatos que o tiraram da mídia do que em mostrar a riqueza de seu trabalho e o fenômeno que representou.
Confesso que pensei que não iria querer assistir ao documentário para ouvir mais do mesmo. Nunca considerei justo o fato de a mídia ter soterrado a obra de Wilson Simonal por conta de acontecimentos paralelos."
ROSILENE ANDRADE DE SOUSA (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: José Augusto Guilhon Albuquerque: Alguma coisa acontece nas mentes tucanas

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.