São Paulo, domingo, 02 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Os famosos quem?

BRASÍLIA - Ao ser eleito, o presidente Lula convocou sua primeira coletiva para encher a boca e anunciar o programa prioritário do seu governo: "Fome Zero". Alguém se lembra dele? Morreu de inanição, virando um selinho do Bolsa Família. E uma coisa era uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Depois, Lula prometeu o "espetáculo do crescimento", mas o Brasil só cresceu mais que o Haiti. E também anunciou um "time de notáveis". Alguém se lembra deles? Precisou ouvir seis "não" até chegar ao "notável" Henrique Meirelles no BC. Depois, o "notável" da política foi atropelado por Waldomiro Diniz e enterrado por Roberto Jefferson. O da economia, por Rogério Buratti e o caseiro Francenildo.
E os "notáveis" da área social caíram como um castelo de cartas: Cristóvam, Benedita e Graziano, primeiro, e Olívio Dutra e Humberto Costa, depois, sob o confortável pretexto de disputar eleições.
A primeira baixa dos "notáveis dos notáveis" foi a de Roberto Rodrigues na Agricultura, que nem esperou o fim do primeiro mandato. Num eventual segundo, há muitas dúvidas sobre a permanência de Thomaz Bastos, dúvidas quanto à de Furlan e alguma dúvida quanto à de Celso Amorim.
Sem o primeiro time, Lula se vira com os reservas. Um time que pode ser tudo, menos de "notáveis", porque ninguém sabe quem são, de onde são, por que são. Ou seja, ninguém "nota". São os técnicos de segundo escalão que tiveram "upgrade" na Esplanada dos Ministérios, alguns em cargos prioritários, como Saúde e Transportes. A nomeação do técnico Luiz Carlos Guedes para a Agricultura, pois, tem tudo a ver.
No governo, como tem sido na Copa, os reservas às vezes parecem correr mais que os titulares. Pode ser, mas quem faz gol é Ronaldo. Por mais gordo que esteja, esse, sim, é notável.


elianec@uol.com.br

Texto Anterior: Frankfurt - Clóvis Rossi: A bola e a escola
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O exemplo de JK
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.