São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Cinqüentona enxuta

RIO DE JANEIRO - Durante quatro dias da semana passada, 25 pessoas -diretores de faculdades, professores da rede municipal de ensino, produtores culturais, médicos, advogados, músicos- submeteram-se a 30 horas de atividades de base acadêmica (e outras quatro de capacitação pedagógica) sobre... bossa nova.
O congresso se chamou "1º Encontro Bossa Nova Rio", e se deu no Colégio Notre Dame, em Ipanema.
Foi organizado por Carlos Alberto Afonso, ex-professor de literatura e, há 15 anos, proprietário da livraria Toca do Vinicius, vizinha do colégio. Cada congressista pagou uma quantia simbólica para ouvir palestras, testemunhos e análises, em jornadas que iam de 8 da manhã às 6 da tarde.
Roberto Menescal mostrou as batidas de samba ao violão, antes e depois da bossa nova. A cantora Wanda Sá explicou sobre o estilo vocal instituído pelo gênero. O vibrafonista Ugo Marotta, da primeira hora da bossa nova, ilustrou sobre o papel da percussão. O artista gráfico César Villela falou das capas que criou para a Elenco.
O empresário Flavio Ramos relatou sua façanha de produzir o show "Encontro", com João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, em seu restaurante Bon Gourmet, em 1962, e de como sobreviveu para contar a história. O contrabaixista Sergio Barroso, outro fundador, analisou os trios da bossa nova. A cantora Claudia Telles falou de sua mãe, Sylvinha, e de seu pai, o violonista Candinho, um dos heróis esquecidos do movimento.
Outros mergulharam na história, geografia, economia e política da bossa nova. Ao fim das jornadas, os congressistas aderiam às 800 pessoas que lotavam diariamente o magnífico teatro do Notre Dame para ouvir shows gratuitos de Leny Andrade, Os Cariocas e Pery Ribeiro. Não há cinqüentona mais enxuta que a bossa nova.


Texto Anterior: Brasília - Melchiades Filho: Aberto para reforma
Próximo Texto: Gustavo Franco: Outro lote de ilusões perdidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.