São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Pré-sal
"Quando há lucro, o governo é parceiro, mas é ainda mais guloso quando eleva a lucratividade, como ocorre nas perspectivas do pré-sal. A seriedade na parceria está em que sejam respeitadas as regras pactuadas, ainda mais que, quanto maior for o lucro, maior será o recolhimento tributário. Lula não sabe que as petrolíferas arremataram em leilão o direito de explorar determinadas áreas, que a prospecção é caríssima e que 100% do risco é de quem faz a prospecção (nem sempre bem-sucedida)? A pretensão brasileira, a exemplo das quebras de contratos pela Bolívia e pela Venezuela, compromete a credibilidade internacional e reflete na Bovespa. Pena que Lula, como sempre, não saiba de nada."
HUMBERTO SCHUWARTZ SOARES (Vila Velha, ES)

Fumo
"Faço minha a indignação do médico Ithamar Stocchero em relação à fúria contra os fumantes (Cotidiano, 30/8). A continuar a fúria e -por que não dizer?- a paranóia, não demorará e o Código Penal Brasileiro terá mais um "crime': "fumar - pena: detenção de 2 a 5 anos, sem direito a sursis ou habeas corpus". Campanhas educativas, é sabido, são mais eficazes do que leis ou medidas draconianas, que restringem o direito de liberdade do cidadão, liberdade que é tão consagrada em nossa Constituição. Se campanhas educativas não derem certo, que se respeite a opção do cidadão adepto do tabagismo."
WANDER CORTEZZI (São José do Rio Preto, SP)

Cover
"Fiquei indignado em saber, por esta Folha, que o candidato Luciano Enéas não é filho do falecido Enéas Carneiro. Trata-se de um aproveitador querendo induzir os eleitores ao erro. O PTN, ao que parece, está de acordo com essa farsa, pois, já que não tem um puxador de votos verdadeiro, vai de cover mesmo. O TRE deveria proibir a veiculação dessa propaganda."
CLOVIS JURADO (São Paulo, SP)

Democracia no esporte
"Foi com enorme satisfação que acompanhei o plebiscito dos sócios do Palmeiras na escolha da parceria com o clube e o novo estatuto do Corinthians, que estabelece eleição do presidente pelos sócios, proíbe a reeleição, corta pela metade o número de conselheiros vitalícios e acaba com a sua nomeação, além de impedir que dirigentes/conselheiros tenham negócios com o clube. Nós, que lutamos pelas gestões verdadeiramente democráticas, queremos ver a proibição da reeleição na CBF e no COB e que o exercício da democracia direta (plebiscitos e referendos) seja prática cotidiana, e não exceção."
MAURÍCIO PIRAGINO, diretor da Escola de Governo de São Paulo (São Paulo, SP)

Domésticas
"Discordo do leitor Dárcio de Souza ("Painel do Leitor" de ontem), que diz considerar motivo de escândalo o fato de existirem empregadas domésticas. Será que para ele a existência de lixeiros, varredores de rua, faxineiros de prédios e de logradouros públicos, garçons, enfim, profissões que servem às pessoas e existem em todo o mundo, também é sintoma de subdesenvolvimento do país? Todas as profissões são essenciais e fazem parte de uma engrenagem para o bem-estar da população. A questão salarial é uma luta que deve fazer parte de cada categoria, que tem o direito de reivindicar melhores condições de trabalho e de remuneração. Devemos apoiar a luta das empregadas domésticas, e não menosprezar e considerar do Terceiro Mundo o trabalho importante que elas desempenham na sociedade."
ANA ROSA BELLODI (Jaboticabal, SP)

 
"Nessa questão de igualar os direitos das domésticas aos dos demais trabalhadores, sinto que o governo está fazendo cortesia com o chapéu alheio, pois, mais uma vez, quem pagará a conta é a classe média, atingindo ainda as próprias domésticas, na medida em que provavelmente muitas perderão o emprego ou continuarão sem o registro de trabalho. Também sou favorável a essa melhoria, mas, se o governo é tão generoso, usando o dinheiro alheio para estender esses benefícios, por que ele também não colabora com essa questão, diminuindo os impostos sobre a classe média para que ela tenha condições de arcar com essa nova situação?"
CLAUDIO CESAR LOPES (Piracicaba, SP)

PVC
"Parabéns pelo "passe comprado" de PVC -Paulo Vinícius Coelho (Esporte, ontem). Esse menino deixou de ser promessa (faz tempo) para ser esse espetáculo que é. Não tenho notícias de um talento tão "talento" como PVC na história do jornalismo esportivo brasileiro. Mestre da tática, possui um olho clínico para ver coisas que reles mortais, como eu, nem sequer imaginam em campo. Bem-vindo, PVC! Sinta-se em casa!"
JOSÉ ANTONIO MARIANO (São Caetano do Sul, SP)

Funcionalismo
"A reportagem "Planalto eleva gasto com funcionalismo" (Dinheiro, 24/8) insiste no equívoco de afirmar que os reajustes salariais dos servidores constituem gastos, e não investimentos. O texto fustiga o funcionalismo com clichês pouco científicos quando deveria mostrar que esse mesmo funcionalismo responde pela elogiada condução da política econômica, pela fiscalização e regulamentação do crescente mercado de capitais e pelos sucessivos recordes de arrecadação de tributos, para citar algumas atividades de Estado. A reportagem não mostra que os custos da folha de pagamento dos funcionários públicos cresceram proporcionalmente menos que o PIB e que os acordos salariais vêm sendo firmados desde o ano passado, o que descaracteriza a natureza eleitoreira insinuada no texto." PAULO LINO , presidente em exercício do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central - Regional São Paulo (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Gustavo Patu - Os gastos com pessoal têm crescido mais do que o PIB desde 2006.

Metrô
"Em relação ao texto "Metrô e consórcio negam irregularidades em licitação da linha 2" (Cotidiano, 30/8), a Máquina da Notícia informa que é responsável pela assessoria de imprensa do Grupo Camargo Corrêa, e não do consórcio Via Permanente Linha 2." ANA PAIVA Máquina Comunicação Corporativa Integrada (São Paulo, SP)

Nota na Redação - Leia na seção "Erramos".

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Raul Wassermann: Refletindo sobre um modelo desgastado

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.