São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Sem festa
"O povo foi às urnas quase em silêncio total. Não havia carros de som, nem animados cabos eleitorais disputando a atenção dos eleitores, nem bandeiras dos partidos, nada. Eram esses detalhes que faziam do dia das eleições um dia de festa da democracia. E até isso tiraram do povo. Agora o cabo eleitoral que arrisca entregar um santinho de seu candidato se esconde como se cometesse o pior dos crimes. Que pena. E a brava gente brasileira segue cada dia mais impotente e desesperançosa."
SHIRLEY APARECIDA PIRES (Caieiras, SP)
 

"Até o dia amanheceu cinzento e, nas ruas, quase não se viam carros e pessoas. Nem se ouviam gritos calorosos, nem o ambiente perfumava-se com o sorriso cívico tão característico desses dias de eleição. Isso porque o momento do voto, que sempre se associou a um estado de epifania, a um instante em que cada um, na intimidade de sua urna, parecia ter realmente responsabilidade por um tempo em que o sonho parecia prestes a se realizar, não se configurou assim. Nossas almas foram lesadas e, à semelhança dos familiares do avião que caiu no meio da mata densa, sentimo-nos feridos, assistimos pesarosos à impossibilidade de sobrevivência de nossos ideais e estamos de luto."
MARIA TERESA HELLMEISTER FORNACIARI (São Paulo, SP)

Mais do mesmo
"Os dois presidenciáveis com mais possibilidades de chegar ao Palácio do Planalto se consideram preparados para trabalhar pelo desenvolvimento do país e conseqüentemente pela melhoria da vida dos brasileiros. Porém, pelo que se viu nos 12 últimos anos, quando o Brasil foi governado por PSDB e PT, e após inúmeros escândalos ocorridos na política sem a devida punição aos suspeitos, chego à seguinte conclusão: a disputa serviu para decidir se as "ratazanas" que tomarão conta do Brasil a partir de janeiro de 2007 terão pelagem vermelha ou azul e amarela. Precisamos de um movimento de baixo para cima, com forte participação popular, para que a democracia conquistada a duras penas não seja jogada na lata do lixo por traidores da pátria que, como governantes e legisladores, têm sido medíocres."
ANTONIO R. S. CHUEIRI (Campinas, SP)

Democracia
"Mais uma vez, parabenizamos toda a equipe da Folha. A edição deste 1º de outubro foi uma verdadeira aula de democracia. Vocês mostraram exatamente tudo o que o eleitor precisava saber sobre os candidatos à Presidência. Como se não bastasse, publicaram reportagem sobre os quatro mais importantes ex-presidentes do Brasil. São dossiês completos, que servirão para a posteridade."
VALDEIR FERNANDES DE OLIVEIRA, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Flórida Paulista (Flórida Paulista, SP)

Parcialidade
"A Folha diz ser um jornal apartidário. Mas cadê o seu esforço para investigar o conteúdo do dossiê? Será que depois das eleições teremos uma manchete dando conta de envolvimentos de tucanos ex-ministros no caso dos sanguessugas? Provavelmente sim. E aí a Folha, como a "grande mídia", demostrará sua independência cínica. Pergunto aos jornalistas "independentes", o que é mais grave: o envolvimento de um ex-ministro em corrupção ou a compra de um dossiê por parte de militantes de um partido?"
VALDIR LEDO (São Paulo, SP)

Dólares
"O PT ataca a publicação das pilhas de dinheiro e a PF, tentando transferir à oposição a culpa por mais uma "operação Tabajara". Nas operações Daslu e Schincariol, elogiaram a publicidade; o presidente elogia o desempenho da PF desde que não contrarie seus interesses. Como sempre, ninguém do governo e/ou do PT sabe de nada."
MARIO ALVES DENTE (São Paulo, SP)

 

"E se for constatado que os dólares para a compra do dossiê foram uma armação, que farão os tucanos defensores da ética? Retirarão suas candidaturas?"
DURVAL CASTRO (Campinas, SP)

Retorno
"Muito me alegra poder novamente ler a coluna do jornalista Carlos Heitor Cony. Sua posição equilibrada e seus comentários pertinentes fazem falta para o jornalismo da Folha."
FRANCISCO CAMILO DE CAMPOS (Campinas, SP)

 

"Num domingo cinzento, triste, apesar das eleições, fiquei feliz com a linda surpresa na Folha: a volta de Cony! Que ótimo, sinal que se restabeleceu! Seja bem-vindo."
NELI APARECIDA DE FARIA (São Paulo, SP)

Acidente aéreo
"A tragédia que vitimou 155 pessoas no mais grave acidente aéreo nacional nos leva a uma análise sobre o milionário projeto Sivam. Nossa soberania, principalmente na Amazônia, foi colocada à prova. Essas 155 almas devem ser lembradas eternamente como vítimas infelizes da nossa incompetência. Se dois aviões comerciais se chocaram sem serem detectados pelo sistema nacional de radares aéreos, não desejo saber se uma nação inimiga invadir nosso território! Esperamos que nosso Ministério da Defesa se manifeste sobre esse acidente."
BRUNO GIOVANY DE MIRANDA ROSAS (São Paulo, SP)

 

"Quero expressar minha revolta e vergonha ao constatar a subserviência das autoridades brasileiras diante da empresa aérea americana proprietária do Legacy envolvido no acidente fatal com o Boeing da Gol. A entrevista dos representantes da Anac comprova isso. As autoridades da Aeronáutica isolaram tripulantes e passageiros do Legacy; nem seus nomes foram divulgados! Sigilo e isolamento da imprensa para facilitar futura defesa?"
ARMANDO DE OLIVEIRA PIMENTEL (São Paulo, SP)

Lições
"Simples, objetivo e conciso, por isso profundo, o texto do sr. Antônio Ermírio de Moraes (Opinião, 1º/10). Faço apenas meia ressalva ao trecho "garantia de igualdade de oportunidades, sem que sejam criadas discriminações, positivas ou negativas". Hoje, diversas democracias se valem, de maneira exitosa, de dispositivos legais para manejarem o curso da história no sentido da inclusão, buscando sempre justiça social."
RONILSON DE SOUZA LUIZ (São Paulo, SP)

Crítica
"O senhor Ferreira Gullar só não é mais lamentável hoje do que no tempo em que silenciava para ser um dos "meus comunistas" de Roberto Marinho."
PAULO TADEU D'ARCADIA (Poços de Caldas, MG)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Marcelo Coutinho: A centralidade da política

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.