São Paulo, sábado, 03 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Direito de greve
"A Folha deveria fazer uma reportagem com a história do "ministro" Paulo Bernardo. Agora ele quer proibir greve nos setores estratégicos e esquecer o passado, quando era piqueteiro na porta dos bancos. Ministro do Planejamento e nem curso superior tem..."
HENRIQUE J. BERGER (Londrina, PR)

Lula na Bolívia
"Sugestão para o presidente Lula, já que ele não poderá candidatar-se para um terceiro mandato presidencial no Brasil: que seja candidato à sucessão de Evo Morales na Bolívia. Afinal, não houve maior benfeitor daquele país no último ano. Primeiro, acabou presenteando (ou quase) o país vizinho com investimentos de mais de US$ 1 bilhão; a seguir abriu mão de garantias contratuais internacionais ao concordar em pagar mais pelo gás boliviano; por último, decidiu subsidiar a reforma agrária de nossos vizinhos andinos.
Tudo com o suado dinheirinho de nossos impostos. Como é fácil dar barretada com chapéu alheio."
PAOLA CERVEIRA (São Paulo, SP)

Escolhas
"É lamentável perceber como a ânsia pelo poder faz dezenas de políticos trocarem de partido como trocam de roupa, sem nenhum projeto partidário e muito menos comprometimento com seus eleitores. Lamento, como eleitora de Michel Temer, sua mudança radical de ideologia para poder integrar a base de um governo sabidamente corrupto E ineficiente. É uma pena, mas, com toda certeza, todos pagarão caro pela escolha -espero que nas urnas."
PRISCILA SCATENA (São Paulo, SP)

Forjando caracteres
"O problema da criminalidade e da violência é global. Em cada país, a questão é mais ou menos intensa, dependendo sobretudo das leis e da seriedade de cada sociedade. Em todos eles, no entanto, uma coisa é comum: os exemplos que vêm de cima, dos governantes, dos políticos, dos líderes e dos formadores de opinião, vão aos poucos forjando o caráter e os valores dos cidadãos. Aqui no Brasil não é diferente.
Como os maus exemplos dos poderosos superam em muito alguns raros bons exemplos, nossa gente, completamente desnorteada e desiludida com tudo, perdeu a noção de certo e errado e, principalmente, já incorporou valores completamente desvirtuados. A corrupção, a impunidade, as negociatas estão dando o tom do país que teremos nas próximas décadas."
FERNANDO GALLO PRADEL (Rio de Janeiro, RJ)

Mosteiro da Luz
"Em razão de interpretações equivocadas sobre a cobrança de IPTU de área do Mosteiro da Luz ("Mosteiro da Luz diz que prefeitura quer penhorar túmulo", Brasil, 26/2), requerida pelo município de São Paulo, a prefeitura esclarece o que segue:
1. A Prefeitura de São Paulo jamais solicitou à Justiça a penhora do túmulo de frei Galvão ou da casa onde ele se localiza, no Mosteiro da Luz;
2. A prefeitura inscreveu na dívida ativa débitos de IPTU acumulados ao longo de anos em razão do entendimento de que a imunidade tributária concedida a templos religiosos não pode ser estendida aos prédios com destinação diversa das atividades essenciais da instituição, como é o caso do prédio do mosteiro utilizado como moradia de religiosos e da área explorada comercialmente como estacionamento;
3. Os benefícios relativos à imunidade ou isenção de IPTU dependem de requerimento anual do contribuinte, e o último requerimento em relação ao imóvel do convento foi apresentado em 2000. Basta o mosteiro requisitar o benefício para que o caso seja analisado;
4. A Prefeitura de São Paulo respeita o patrimônio religioso e histórico representado pelo túmulo de frei Galvão e pelo Mosteiro da Luz da mesma forma como respeita todas as entidades religiosas."
SÉRGIO RONDINO, assessoria de imprensa da prefeitura (São Paulo, SP)

Praça da República
"Providencial a carta do senhor Aton Fon Filho neste "Painel do Leitor" em 24/2.
Em reportagem sobre a praça da República, o senhor Fon foi qualificado como diretor da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, como se a entidade fosse um órgão isento para comentar ações da prefeitura. Essa entidade tem notória vinculação com o PT e com o MST e dedica-se à oposição partidária à atual administração municipal.
A Folha deveria ter deixado isso claro aos leitores."
IVO PATARRA, assessoria de imprensa da prefeitura (São Paulo, SP)

Banco Santos
"A dona Mônica Bergamo publicou em destaque a nota "Plantão" (Ilustrada, pág. E2, 1º/3), em que diz que Edemar Cid Ferreira, quando preso, dormiu em cela com 22 pessoas onde somente haviam 11 camas. É meia-verdade. Deixou de publicar que as duas vezes em que Edemar esteve preso foi libertado por decisões do Supremo Tribunal Federal, que considerou ilegais tais prisões. Sabia deste fato e não o publicou."
EDEMAR CID FERREIRA (São Paulo, SP)

"Minha mãe, hoje com 80 anos, foi "seduzida" por uma gerente do banco Santos a aplicar naquela instituição suas economias de anos como funcionária pública. Agora vejo que um juiz a considera cúmplice de um crime ("Museus podem perder obras de Edemar", Ilustrada, 1º/3).
Se mantida a sentença sobre o acervo, que ele seja distribuído para museus de todo o país, e não somente para os de São Paulo."
REGINA LÚCIA ARANTES (Belo Horizonte, MG)

Ibirapuera
"Quero parabenizar a prefeitura pela cobrança de zona azul nos estacionamento do parque Ibirapuera. Pessoalmente, gostaria que os estacionamentos fossem transformados em áreas verdes integradas ao parque, que é servido por dezenas de linhas de ônibus. Enquanto espero por isso, confio em que a cobrança irá ao menos reduzir o número de carros que, aos domingos, principalmente, ficam rodando à procura de uma vaga, despejando poluentes."
TOMMASO BESOZZI (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Antonio Corrêa de Lacerda: Bolhas que causam enxaqueca

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.